Suplicy apoia ajuda federal a São Paulo contra onda de crimes



Em pronunciamento nesta quinta-feira (1º), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) manifestou preocupação com a recente onda de crimes na região metropolitana de São Paulo e outras grandes cidades paulistas e disse que o estado precisa aceitar ajuda do governo federal para o combate à violência. O senador argumentou que  “o interesse público deve estar acima do interesse partidário”.

- Não vejo como mostra de falha ou fraqueza o recebimento de ajuda por parte de um estado-membro, como o estado de São Paulo, quando a situação aponta para tal necessidade - frisou.

Segundo os dados apresentados por Suplicy, desde o início do ano pelo menos 86 policiais militares foram mortos no estado de São Paulo, e o número de homicídios cresceu 86% em relação ao mês anterior. O parlamentar se mostrou solidário aos PMs mortos, mas também condenou a violência policial.

- Qualquer ser humano, independentemente de ser infrator ou não, deve ter os seus direitos fundamentais respeitados, dentre outros, o direito à vida e a um julgamento justo. Não custa repetir: violência gera violência – alertou.

Eduardo Suplicy leu comunicado do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que reafirmou a oferta de apoio federal ao estado de São Paulo em ações de segurança pública. O senador também elogiou a abertura de Alckmin ao estabelecimento de colaboração com o governo federal.

Para Suplicy, “dificuldades sociais imensas” estão na raiz de grande parte da criminalidade no Brasil. Para ele, é fundamental a transição do Bolsa-Família para um modelo que assegure uma “renda básica incondicional” para todas as pessoas. Em aparte, o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) elogiou a proposta, sugerindo que, se municipalizada, os prefeitos teriam melhores condições de acompanhar sua aplicação.



01/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Emilia Fernandes apóia Olívio Dutra e diz que "onda contra o PT está só começando"

Senadores por São Paulo sugerem medidas contra onda de violência

Senado apóia luta contra a impunidade dos crimes sexuais

Governo federal prepara legislação contra crimes na internet

Suplicy quer ajuda para atingidos pela chuva em São Paulo

Marta Suplicy manifesta preocupação com aumento de crimes contra homossexuais