Suplicy critica Projeto Fome Zero lançado por Lula no Senado



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) criticou nesta terça-feira (16) o Projeto Fome Zero, formulado pelo Instituto de Cidadania e lançado pelo presidente de honra do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, no auditório Petrônio Portela, no Senado. Suplicy disse que Lula precisa "ver e ainda não viu o suficiente": a necessidade de defender um programa de renda mínima que alcance todos os brasileiros, independente de sua idade, cor, religião e sexo. "Isso está perfeitamente ao nosso alcance", afirmou.

Segundo o senador, Lula teria dito que o país dos sonhos do PT é aquele em que todo homem e toda mulher possa levar para casa uma renda que seja fruto do seu trabalho. Suplicy explicou que a renda mínima não é esmola ou caridade, mas um direito inalienável de todas as pessoas, o direito de partilhar a riqueza da terra onde vivem.

- É preciso estar atento aos mecanismos que levarão a uma sociedade com pleno emprego, mas a renda mínima é o mecanismo mais eficaz para resgatar a cidadania de milhões de brasileiros - assinalou.

Suplicy disse duvidar da eficácia de alguns mecanismos sugeridos pelo Instituto de Cidadania para combater a fome no Brasil, como a reforma agrária, o barateamento da alimentação e o microcrédito, além de ações específicas como o cupom-alimentação, a merenda escolar e a cesta básica. Para ele, o melhor seria garantir uma renda mínima que possibilitasse às pessoas procurarem o que lhes fosse mais útil e também suprisse outras necessidades.

16/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy pede a Lula que explique aos senadores o programa Fome Zero

Alvaro Dias critica declarações de Lula na Expo Fome Zero

Suplicy critica exigência de nota fiscal do programa Fome Zero

Lançado Mutirão contra a fome em audiência pública da CCDH

Suplicy lê carta de Marina a Lula e diz que "feliz é o Senado por tê-la de volta"

Ana Rita se solidariza com ex-presidente Lula e critica projeto dos 'royalties'