SUPLICY DIZ QUE GOVERNO DEVERIA ACATAR MOTTA E OUVIR O POVO SOBRE A REELEIÇÃO



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse hoje (dia 3) que, acatando o conselho oferecido pelo ministro das Comunicações, Sérgio Motta, o governo deveria ouvir o povo sobre as reformas políticas, a começar pela reeleição.

Suplicy sustentou que "a reeleição não é saudável para a democracia", por possibilitar o uso da máquina pública em favor do candidato que ocupa, no Executivo, o mesmo cargo para o qual está concorrendo.

Ele falou durante a segunda sessão destinada a discutir a proposta de emenda constitucional que institui a reeleição para presidente, governadores e prefeitos.

Depois de questionado por Eduardo Suplicy, o senador Geraldo Melo (PSDB-RN) informou, em aparte, já ter encaminhado ao presidente Fernando Henrique Cardoso carta que o senador Pedro Simon (PMDB-RS) dirigiu ao presidente da República sugerindo a realização de um referendo sobre a reeleição.

Ainda na mesma sessão, o senador Lauro Campos (PT-DF) leu trechos do pensador Alexis de Tocqueville, em "A Democracia na América", onde ele afirma que "a intriga e a corrupção são vícios naturais aos governos eletivos" e, assim, há o risco de o chefe de Estado que tenta uma reeleição usar o poder de governante a seu favor numa nova disputa eleitoral.



03/06/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


SUPLICY: LUÍS EDUARDO E MOTTA "FAZIAM O GOVERNO ERRAR MENOS"

Paim e Motta elogiam proposta de Sibá para acabar com a reeleição

Cristovam: 'Dilma deveria ouvir a voz de Paulo Freire'

João Pedro diz que relatório não deveria pedir indiciamento sem ouvir acusados

Suplicy quer ouvir ministros sobre atividades do FBI no país

Vetos as emendas do Orçamento 2001: líder do governo diz que AL deve acatar decisão do governador