Suplicy diz que Namíbia começou a testar renda básica
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) informou ao Plenário nesta quinta-feira (17) que a Namíbia, um dos países africanos mais pobres, começou uma experiência de distribuição de renda básica, de aproximadamente R$ 20 por mês a mil pessoas de uma comunidade rural. Ele perguntou quando, no Brasil, será feita a transição entre o atual Bolsa-Família do governo federal e um programa efetivo de renda básica da cidadania.
O senador informou que deverá ser implantado um programa de renda básicana vila de Paranapiacaba, no município paulista de Santo André, que deve beneficiar todos os seus habitantes - estimados entre 1.100 e 1.400 pessoas. Ele relatou ter participado de uma reunião com moradores, na última sexta-feira (11), coordenada pelo Instituto de Revitalização da Cidadania e por representantes da prefeitura.
A vila de Paranapiacaba, tombada pelo patrimônio histórico, éconsiderada um dos cem mais importantes monumentos do mundo pelo World Monuments Fund, segundo o senador. Foi lá que, no século 19, o Barão de Mauá e os ingleses criaram uma das primeiras ferrovias do Brasil. O senador entende que o renda da cidadania para seus moradores será importante, inclusive, para a preservação do patrimônio de Paranapiacaba.
Em aparte, o senador Jefferson Péres (PDT-AM) disse que o governo irá rediscutir o atual marco regulatório da área petrolífera, em função das recentes descobertas. Sugeriu que os senadores iniciem uma cruzada para que royalties do petróleo sejam financiadores de um programa de renda básica da cidadania para todos os brasileiros, a exemplo do Fundo Alasca. Jefferson cumprimentou Suplicy pela defesa do renda básica, sendo acompanhado do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG).
17/04/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Suplicy relata sucesso de renda mínima na Namíbia
Suplicy defende Renda Básica da Cidadania
Suplicy comemora experiência de renda básica na África
Suplicy falará sobre renda básica em encontro no Irã
Suplicy defende implantação da Renda Básica da Cidadania
Suplicy lê manifesto pela renda básica de cidadania