Suplicy pede a Renan que compareça ao Conselho de Ética
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) fez um apelo ao presidente do Senado, Renan Calheiros, para que compareça espontaneamente ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e esclareça dúvidas relativas à representação por quebra de decoro parlamentar movida contra ele pelo PSOL. Segundo ponderou, o laudo da Polícia Federal sobre os documentos apresentados por Renan - denunciado pelo suposto pagamento de despesas pessoais pela construtora Mendes Júnior - apontaria indícios de irregularidades, o que justificaria um exame mais aprofundado da documentação e esclarecimentos diretos de Renan aos membros do conselho.
Se essas etapas não forem cumpridas, Suplicy acredita não ser possível votar, nesta quarta-feira (20), o relatório do senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA), acolhido pelo novo relator, senador Wellington Salgado (PMDB-MG), que defende o arquivamento da representação contra o presidente do Senado. Apesar do pronunciamento de Renan em Plenário, no final de maio, e dos esclarecimentos prestados ao Conselho de Ética por seu advogado, Eduardo Ferrão, Suplicy entende que só quem viveu a realidade dos fatos poderá apresentar elementos de convicção mais completos.
Em aparte, o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) questionou se a posição de Suplicy era isolada ou refletia o pensamento da bancada do PT. O senador por São Paulo explicou que essa convicção era compartilhada pelos senadores Augusto Botelho (PT-RR) e Renato Casagrande (PSB-ES), indicados para o Conselho de Ética pela líder do Bloco de Apoio ao Governo, senadora Ideli Salvatti (PT-SC).
Na ocasião, Suplicy também cumprimentou o presidente do Conselho de Ética, senador Sibá Machado (PT-AC), pelo encaminhamento da documentação entregue por Renan para perícia conjunta da Polícia Federal e da Secretaria de Controle Interno do Senado.
20/06/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Suplicy aconselha a Renan a se licenciar da Presidência e a se defender no Conselho de Ética
Suplicy pede que Conselho de Ética investigue Suassuna e Wellington Roberto
Renan entrega defesa no Conselho de Ética
Renan encaminha defesa ao Conselho de Ética
Suplicy apóia convocação do Conselho de Ética
Suplicy é novo suplente do Conselho de Ética