SUPLICY PEDE AOS JOVENS QUE SE ALISTEM PARA VOTAR



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) conclamou os jovens de 16 e 17 anos que ainda não fizeram seu alistamento eleitoral a tirarem seu título a fim de eleger seus representantes nas eleições de 4 de outubro. Dirigindo-se aos de baixa renda, que não têm condições de freqüentar uma escola, ele os aconselhou a votar, até para elegerem representantes capazes de lhes assegurar o ensino.

Conforme o parlamentar, dos 100 milhões de eleitores brasileiros, estima-se que 5 milhões estão na faixa entre 16 e 17 anos. Foi em busca desses jovens que ele visitou recentemente algumas escolas em São Paulo, tentando mostrar a esse eleitorado como é importante a participação política. O senador lembrou que no próximo dia 5 de maio encerra-se o prazo para o alistamento. Até lá, ele visitará mais escolas.

Segundo Suplicy, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ilmar Galvão, já utilizou os veículos de comunicação para estimular esses jovens a tirarem seu título e começarem a exercer seus direitos de cidadão. O diálogo do senador com os jovens tem o mesmo propósito.

Nesses visitas, Suplicy tem tentado mostrar a esse eleitorado que é votando que se influencia o poder público na realização de coisas essenciais para a vida, como educação, habitação e saúde. Em seu discurso, Suplicy afirmou que foi graças a movimentos da juventude brasileira que ocorreram algumas mudanças institucionais no país. Como exemplo, citou a mobilização em 1984, em favor das diretas já, e a ação dos caras pintadas, em 1992, conclamando por ética na política. O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) fez um aparte, para elogiar a iniciativa de Suplicy.

29/04/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy pede apoio da oposição para votar PPPs

SUPLICY PEDE UMA SEMANA PARA VOTAR PROJETO DE RENDA MÍNIMA

Suplicy pede libertação de jovens presos nos Estados Unidos

Mozarildo aplaude programa do TRE de Roraima para incentivar jovens a votar

CAE deverá votar isenção para empresa que contratar jovens e pessoas com mais de 50 anos

Marta Suplicy alerta para aumento da incidência de Aids entre os jovens