Suplicy sugere a Tião Viana que aumente transparência dos gastos do Senado



Em discurso nesta quarta-feira (21), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) sugeriu ao presidente interino do Senado, Tião Viana, que aumente a transparência dos gastos da instituição, informando aos senadores e à opinião pública que construções e gastos estão se fazendo necessários e se há projetos básicos para que sejam realizadas as devidas licitações.

Suplicy argumentou que a medida é necessária para esclarecer dados apresentados por reportagens jornalísticas sobre os gastos do Congresso Nacional, que chegariam a R$ 6 bilhões por ano e que tende a crescer com a previsão da construção de novos prédios em 2008.

- Ao tempo em que fui presidente da Câmara Municipal de São Paulo, tive como lema que a principal forma de prevenir irregularidades seria sempre a transparência, em tempo real, de tudo o que se passava na Câmara. Eu acredito que seja esse o seu espírito e a sua intenção, presidente Tião Viana - disse.

O presidente interino, Tião Viana, leu nota à imprensa, elaborada também em resposta a um ofício encaminhado pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS), em que rebate os dados e a metodologia utilizados pela ONG Transparência Brasil que serviram de base para a reportagem sobre os gastos do Senado e da Câmara dos Deputados. De acordo com a nota, a reportagem ignorou todas as contestações técnicas e metodológicas, apresentou dados errados e conclusões equivocadas. Acrescenta, ainda, que as informações, publicadas pela primeira vez em junho último, foram reprisadas há uma semana e publicada novamente nesta quarta-feira (21).

- A matéria, velha, agora com nova roupagem, comete erros grosseiros, principalmente porque mistura recursos de diferentes naturezas para utilizá-los como justificativa a uma tese pífia, cujo objetivo maior é o de atacar a imagem do parlamento brasileiro - disse o senador.

Tião Viana ainda leu ofício encaminhado ao diretor-geral do Senado, Agaciel da Silva Maia, em que determina que não seja apresentada emenda ao Orçamento da União para 2008 referente à construção do prédio Anexo 3, no valor de R$ 21 milhões. Ele encerra o ofício considerando inoportuna a apresentação dessa emenda.



21/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy sugere a Tião Viana que aumente transparência dos gastos do Senado

Tião Viana defende transparência para o Senado

Tião Viana pede transparência e diz que processará Agaciel

Suplicy quer dar mais transparência aos gastos dos senadores

Tião Viana assume responsabilidade por assinatura de atos, não por falta de transparência

Tião Viana propõe aumento gradativo de gastos com área de saúde