SUPLICY VAI PEDIR QUE TCU SE PRONUNCIE SOBRE PREÇO DA TELEBRÁS
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) anunciou hoje (dia 25), em plenário, que vai apresentar requerimento para que o Tribunal de Contas da União (TCU) analise os estudos realizados pelas três empresas de auditoria que estabeleceram o preço mínimo de venda das empresas que compõem o sistema Telebrás.
Para Suplicy, mesmo depois de o ministro das Comunicações, Luiz Carlos Mendonça de Barros, ter apresentado os dados sobre o valor estimado da Telebrás, os resultados obtidos ainda devem ser averiguados. Segundo o senador, o ministro não aceitou a sugestão do candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no sentido de que a oposição indicasse uma empresa de auditoria para fazer a avaliação.
Em seu depoimento à Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, Mendonça de Barros afirmou que a oposição deveria utilizar os meios constitucionais para fiscalizar o processo de privatização, como, por exemplo, o TCU. Suplicy decidiu, então, apresentar requerimento neste sentido à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), na sua próxima reunião, terça-feira (dia 30).
- Espero que a CAE aprove o requerimento para que o TCU examine, imediatamente, as contas apresentadas pelas empresas de auditoria contratadas pelo Ministério das Comunicações - afirmou Suplicy.
A partir daí, sugeriu o senador, caso o TCU chegue à conclusão de que o valor estimado é correto, o leilão deve ser realizado na data marcada. Porém, se o Tribunal pedir um prazo maior para apreciar os estudos, o leilão deve ser adiado até que o TCU possa concluir sua análise.
- No caso de o TCU concluir que houve erro na estimativa do preço da Telebrás, nova avaliação da empresa deve ser feita - disse o senador. Suplicy requer ainda que o resultado dos estudos do Tribunal seja enviado a Lula e a seu candidato a vice, Leonel Brizola, do PDT.
25/06/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
SUPLICY PROPÕE INSPEÇÃO DO TCU NA AVALIAÇÃO DA TELEBRÁS
Requião quer que Itamaraty se pronuncie sobre denúncia de superfaturamento feita por ex-diplomata
Oposição quer que Comissão Representativa se pronuncie sobre denúncias contra Jader
Ideli lamenta que Garibaldi não se pronuncie sobre manobras anti-regimentais da oposição
LOBÃO CONDENA PROPOSTA DE SUPLICY DE CRIAR CPI DA TELEBRÁS
SUPLICY APONTA FALTA DE ISENÇÃO NA MONTAGEM DO LEILÃO DA TELEBRÁS