Tasso, Agripino e Sérgio Guerra protestam contra decisão de Renan de fazer reunião da Mesa só na terça-feira



Os senadores Tasso Jereissati (PSDB-CE), José Agripino (DEM-RN) e Sérgio Guerra (PSDB-PE) contestaram em Plenário a decisão do presidente do Senado, Renan Calheiros, de marcar para terça-feira (17) a reunião da Mesa do Senado, que vai avaliar o pedido de perícia nos documentos apresentados pelo senador Renan ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. A expectativa era de que a Mesa se reuniria ainda nesta quinta (12) para tratar da questão. Tasso avisou que, caso a reunião fique mesmo marcada para a terça, o PSDB vai obstruir os trabalhos legislativos da Casa.

Na opinião de Tasso, a atitude de Renan passa a imagem de que o presidente do Senado estaria interferindo no andamento das investigações. Ele pediu que Renan explicasse a decisão no Plenário.

- Se essa posição de hoje se confirma, nós nos sentimos impedidos de continuar qualquer atividade legislativa sob a sua presidência, esperamos uma explicação rápida - avisou Tasso.

Já José Agripino disse que a decisão aparenta ser uma manobra para "procrastinar o processo de levantamento de provas, de evidências".

- A atitude dele está desautorizando os outros membros da Mesa. Está passando a imagem que a presidência está querendo tutelar as investigações. Eu gostaria de entender isto tudo e quero explicação de Renan - afirmou Agripino.

O senador Sérgio Guerra classificou o fato de "extremamente grave".

- A reunião da Mesa hoje permitiria a fluidez das investigações. Não é sensato, não faz sentido, compromete o presidente do Senado, compromete o senador Renan e compromete o Senado como um todo - lamentou Sérgio Guerra.



12/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sérgio Guerra sugere comissão de senadores para resolver a crise; integrantes da Mesa protestam

Senadores protestam em Plenário contra decisão de Quintanilha de arquivar processos contra Renan

Mesa analisa nesta terça-feira nova representação contra Renan

Decisão de Renan sobre reunião da Mesa gera novo impasse no Plenário

Renan marca reunião da Mesa para terça (17)

Sérgio Guerra diz que interpelação a Tasso foi ato imprudente