Tebet comunica decisão da Câmara de anular aprovação do 13º para ex-congressistas



O presidente do Senado, Ramez Tebet, anunciou que a Câmara dos Deputados resolveu tornar sem efeito a aprovação do projeto de resolução que concedia 13º salário a ex-parlamentares e pensionistas do antigo Instituto de Previdência dos Congressistas (IPC). A proposta de anulação foi apresentada pelo presidente da Casa, Aécio Neves (PSDB-MG), e depois ratificada, por unanimidade, pelo Plenário.

A justificativa do presidente Aécio Neves para anular a decisão tomada na quarta-feira passada foi a de que houve "vício formal incontornável" na votação. Além do projeto de resolução estar fora do prazo, ele deveria ter sido apresentado na forma de projeto de lei. Aécio determinou que a matéria seja encaminhada às comissões técnicas e à Comissão de Constituição e Justiça e de Redação para nova análise.

Relator no Senado do projeto que determinou a extinção do IPC, o senador Osmar Dias (PDT-PR) comentou que a sociedade brasileira e a imprensa estavam com a razão ao considerar indecente a concessão do 13º salário para os ex-congressistas. "Me congratulo com o presidente Aécio Neves pela decisão, que é moralizadora e corrige uma indecência que seria praticada", afirmou.

17/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


TEBET ELOGIA CÂMARA POR APROVAÇÃO DE PROJETO

Renan apresenta projeto de decreto legislativo para anular decisão do TSE

Heloísa pede que sessão da Câmara que aprovou 13º salário para ex-congressistas seja anulada

DUTRA COMEMORA DECISÃO DA JUSTIÇA DE ANULAR A PRIVATIZAÇÃO DA ENERGIPE

Ministro da Justiça considera difícil anular decisão do TSE por decreto legislativo

Rocha comunica aprovação de cotas para negros