Tebet diz que Lula confundiu a si próprio com a instituição Presidência da República
O senador Ramez Tebet (PMDB-MS) disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confundiu sua própria pessoa com a instituição Presidência da República, ao decidir-se pelo cancelamento do visto de permanência no Brasil do jornalista norte-americano Larry Rohter.
- O senador Sérgio Cabral e o Superior Tribunal de Justiça merecem o nosso abraço e a nossa homenagem, porque garantiram o respeito à democracia, apresentaram o remédio jurídico correto para a crise - disse Tebet.
O senador reconheceu que a pessoa física do presidente da República foi gravemente injuriada , e a injúria foi extensiva à família dele, mas que, como presidente, não poderia ter cometido um ato ilegal, a cassação da permanência de um estrangeiro casado com uma brasileira. Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PT-DF) disse que a liminar em favor do jornalista, concedida pelo STJ, foi uma derrota do governo, mas uma vitória da democracia. O senador Mão Santa (PMDB-PI) também aparteou Tebet.
Tebet também homenageou o dia 13 de maio, dia da libertação dos escravos, lembrando que a luta continua, porque a população brasileira permanece, em sua maioria, empobrecida, favelada, vivendo em casebres de lona à beira das estradas, muitas vezes sem energia elétrica.
13/05/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
REQUIÃO: PMDB VAI TER CANDIDATO PRÓPRIO À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
Mão Santa defende candidato próprio do PMDB à Presidência da República
Lula e Serra disputam segundo turno para Presidência da República
Mão Santa critica decisão de Lula de lançar Dilma para a Presidência da República
Suplicy volta a defender chapa Lula/Simon para a Presidência da República
Simon diz que decisão sobre candidato próprio do PMDB à presidência está mantida