TÉCNICOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO PODERÃO TER CONSELHOS PROFISSIONAIS



Projeto de lei que autoriza a criação do Conselho Federal e dos conselhos regionais da profissão de técnico de segurança do trabalho deverá ser apreciado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) em decisão de terminativa.
A autora do projeto, senadora Emilia Fernandes (PDT-RS), explicou que a iniciativa tem por objetivo a valorização da profissão de técnico de segurança do trabalho que, segundo ela, torna-se cada vez mais importante no processo de acidentes do trabalho dentro das empresas.
- Não se trata de uma medida corporativa, antes pelo contrário, é medida que visa salvaguardar a integridade da empresa e o exercício regular da profissão. Assim, é preciso que o Congresso Nacional faça a sua parte e ofereça condições legais para que seja instituído o Conselho Federal, preenchendo uma lacuna de mais de 14 anos- disse a senadora.
Na justificação da matéria, Emília Fernandes argumenta que a instituição dos conselhos profissionais possibilitará o aprimoramento e a formação de mão-de-obra especializada, com o aumento do nível de instrução dos profissionais, que sentirão cada vez mais a necessidade de especialização em suas áreas de atuação.

25/10/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Assessor do Ministério do Trabalho diz que é preciso decidir se conselhos profissionais serão entidades privadas ou autarquias

Técnicos em saúde e segurança no trabalho podem participar de curso no MS

MP DOS CONSELHOS PROFISSIONAIS GERA POLÊMICA EM AUDIÊNCIA NA CAS

PROJETO DE FOGAÇA CRIA CONSELHOS FEDERAL E REGIONAIS DE TÉCNICOS AGRÍCOLAS

Está na Câmara projeto de Fogaça que cria conselhos de técnicos agrícolas

Bezerra quer manter status de conselhos profissionais