Temer sinaliza a integrantes da CI que Plano Nacional de Viação pode ser aprovado dentro de 30 dias
O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, assumiu nesta terça-feira (17), em encontro com integrantes da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado, compromisso no sentido de trabalhar para concluir, dentro de 30 dias, naquela Casa, a votação de projeto de lei que cria o Sistema Nacional de Viação (SNV) e modifica o atual Plano Nacional de Viação (PNV).
A informação foi prestada pelo vice-presidente da CI, senador Eliseu Resende (DEM-MG), ao fim da audiência, com participação ainda do presidente da comissão, senador Fernando Collor (PTB-AL), e dos senadores Marconi Perillo (PSDB-GO) e Mão Santa (PMDB-PI). Fernando Collor foi quem propôs que os integrantes do colegiado fossem ao encontro de Temer, a fim de solicitar apoio para uma rápida tramitação da matéria (no Senado, PLC 18/02), apresentada há 15 anos ao Congresso.
- A idéia é oferecer ao país diretrizes mais adequadas para seu desenvolvimento econômico, maior integração nacional e mais conforto no deslocamento de passageiros - comentou Eliseu Resende.
Enquanto o SNV estabelece diretrizes gerais para as políticas e o sistema de transportes, como o princípio da descentralização da gestão das vias, para estados ou iniciativa privada, o PNV apresenta uma descrição detalhada da malha viária (rodovias, ferrovias e hidrovias) e equipamentos (como portos, aeroportos e eclusas). No documento, há o registro físico e geográfico tanto das vias e equipamentos existentes como indicações relativas ao que deve ser construído, tendo em vista as necessidades do país.
- O cerne é definir as diretrizes da expansão do sistema viário do país, dando subsídios importantes ao Executivo e ao Congresso Nacional para os orçamentos anuais e plurianuais em termos de investimentos de infraestrutura de transportes, inclusive projetos do Programa de Aceleração de Crescimento, o PAC - disse.
Trens-bala
Eliseu Resende citou como uma das novidades do PLN a indicação para a construção de duas linhas férreas para os chamados trens-bala, um trecho entre Rio de Janeiro e São Paulo, e o segundo entre Belo Horizonte, São Paulo e Curitiba. Também destacou o registro para a construção futura de 26 eclusas, em diversos rios do país, para garantir a navegabilidade em trechos que hoje apresentam obstáculos como corredeiras e hidrelétricas.
- Com isso, passaremos a ter uma malha hidroviária de quase metade da extensão da rede rodoviária federal - disse.
Conforme relato de Eliseu Resende, Temer disse que vai fazer todo o esforço para acelerar a tramitação da matéria nesse retorno à Câmara, para decisão final a ser submetida à sanção presidencial. O novo exame é necessário porque, no Senado, em votação no fim do ano, o texto aprovado resultou de proposta em forma de substitutivo - que foi elaborado por Eliseu Resende e aprovado pela CI em setembro, quando Marconi Perillo presidia a comissão.
Na Câmara, a matéria vai passar pelas Comissões de Viação e Transportes (CVT), Finanças e Tributação (CFT) e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Na CVT, foi indicado como relator o deputado Mauro Lopes (PMDB-MG).
Gorette Brandão/ Agência Senado
17/03/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Integrantes da CI vão a encontro de Temer defender aprovação de novo Plano Nacional de Viação
Temer diz a senadores que Plano Nacional de Viação deve ser votado em 30 dias
Eliseu Resende acredita que novo Plano Nacional de Viação será lei em 45 dias
Aprovadas mudanças no Plano Nacional de Viação
CI analisa alteração ao Plano Nacional de Viação
CI examina mudanças no Plano Nacional de Viação