Tourinho pede medidas urgentes para abastecimento de gás na Bahia



O senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA) alertou nesta segunda-feira (24) o governo federal para a necessidade de obras que permitam o pleno abastecimento de gás da Bahia. Segundo ele, está em marcha uma política de abertura de novos mercados, quando o potencial existente no estado ainda não está sendo totalmente explorado.

Tourinho lembrou que em seu pronunciamento anterior havia se referido à importância fundamental da construção de um gasoduto ligando o Sudeste ao Nordeste, o Gasene. Nos próximos dois anos, a Petrobrás reforçará a sua malha Nordeste, ampliando a capacidade dos gasodutos para viabilizar o transporte de volumes de gás que serão recebidos por meio do Gasene. No discurso desta terça, ele chamou a atenção para o fato de que o Gasene -ainda é um projeto-, a ser concluído em 2008.

- O assunto deveria estar no topo da lista de prioridades da Diretoria de Gás e Energia da Petrobrás, bem como do Ministério de Minas e Energia e do presidente Lula - disse Tourinho.

Com o apoio do senador Heráclito Fortes (PFL-PI), que o aparteou, o senador Tourinho lembrou que a Petrobrás descobriu uma grande jazida de gás natural na bacia de Camamu, próxima da costa da Bahia, com reservas da ordem de 25 bilhões de metros cúbicos de gás, há apenas 70 quilômetros de Salvador, em linha reta. Segundo o senador baiano, esta fonte de suprimento pode ser mobilizada em até dois anos, suprindo a Bahia e a Região Nordeste até a conclusão do Gasene. Tourinho também destacou a necessidade de suprimento às térmicas do Nordeste.



24/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lobão pede medidas urgentes para o combate à violência

Armando Monteiro pede medidas urgentes de apoio à indústria

Vital do Rêgo pede medidas urgentes contra avanço do crack

Goellner cobra medidas urgentes para setor agrícola

Valadares cobra medidas urgentes para conter retorno da inflação

Paulo Bauer aponta medidas urgentes e necessárias para o país