TRANSCORRIDO TERCEIRO DIA DE DISCUSSÃO DA PEC SOBRE SUBSÍDIOS DOS VEREADORES



Transcorreu nesta segunda-feira (dia 17) o terceiro dia de discussão da proposta de emenda constitucional que limita os gastos das câmaras de vereadores. De autoria do ex-senador Esperidião Amin, essa iniciativa foi votada em 1998 no Senado, alterada na Câmara e será novamente deliberada pelos senadores nesta quarta-feira (dia 19).
O objetivo é estabelecer que o total da despesa do poder legislativo municipal, incluídos os subsídios dos vereadores e excluídos os gastos com os inativos, não poderá ultrapassar os seguintes percentuais da receita: 8% nas cidades de até 100 mil habitantes; 7% nas cidades de até 300 mil habitantes; 6% nas cidades de até 500 mil habitantes; e 5% nas cidades com população acima de 500 mil habitantes.
O texto também exige que o legislativo municipal não gaste mais de 70% de sua despesa com folha de pagamento, incluído o gasto com o subsídio dos vereadores. E fixa como crimes de responsabilidade do prefeito efetuar repasse que supere os limites definidos na Constituição, não enviar o repasse até o dia 20 de cada mês, ou enviá-lo em valor inferior à proporção fixada na lei orçamentária.

17/01/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


PLENÁRIO CONTINUA DISCUSSÃO SOBRE LIMITE PARA GASTO COM CÂMARAS DE VEREADORES

TERCEIRO DIA DE DISCUSSÃO DA EMENDA QUE PERMITE AO ESTRANGEIRO VOTAR

TERCEIRO DIA DE DISCUSSÃO DA PROPOSTA QUE PRORROGA INVESTIMENTOS EM IRRIGAÇÃO

Três PECs tiveram terceiro dia de discussão em primeiro turno

Jayme Campos quer ouvir deputados estaduais e vereadores na discussão do Código Florestal

SATURNINO QUER EXPLICAÇÕES SOBRE SUBSÍDIOS AO SETOR PETROQUÍMICO