TRÂNSITO: FRANCELINO QUER DISCUTIR COMO APLICAR NOVO CÓDIGO



O senador Francelino Pereira (PFL-MG), que foi relator no Senado do novo Código de Trânsito Brasileiro, anunciou que pretende propor à Mesa a realização de seminários, com órgãos do governo, para discutir como implantar as mudanças do Código e o papel que terão os municípios na organização do trânsito das cidades. Francelino informou que a Câmara dos Deputados deverá votar a matéria nesta semana, e o código poderá ser sancionado pelo presidente da República já em agosto.

Os seminários, conforme o senador, se destinarão também a debater as leis ordinárias que tramitam no Congresso sobre trânsito, incluindo um projeto que limita a venda de bebidas alcoólicas nas estradas e outro que estabelece jornadas máximas de trabalho para os caminhoneiros.

Francelino Pereira lamentou que a mídia brasileira só tenha voltado a dar atenção"à macabra rotina das mortes no trânsito" por causa do acidente com um ônibus que transportava ginastas do Flamengo. O senador citou dados recentes, preparados pela Presidência da República, queapontam a morte de cerca de 75 mil pessoas por ano em virtude de acidentes no trânsito no país, enquanto outras 300 mil saem feridas no mesmo período.

- O novo Código não é uma panacéia. Ele é apenas um instrumento de que vão dispor a sociedade e o governo, no esforço comum de enfrentar a mortandade desenfreada. Ele não terá apenas regras punitivas mais rígidas para infratores. Há todo um conjunto de dispositivos que estimulam a educação no trânsito. É preciso um grandeesforço para que a nova legislação seja totalmente aplicada. Por isso, proponho os seminários - disse.



02/06/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


FRANCELINO QUER AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR MUDANÇA NO CÓDIGO DE TRÂNSITO

FRANCELINO DESTACA SANÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE TRÂNSITO

Francelino quer que novo Código Civil entre em vigor dentro de um ano

FRANCELINO FAZ BALANDO DOS RESULTADOS DO CÓDIGO NACIONAL DE TRÂNSITO

Mestrinho quer proporção entre penas do Código de Trânsito e do Código Penal

DICAS DO NOVO CÓDIGO DE TRÂNSITO