Três acordos internacionais são aprovados pelo Plenário



O Senado aprovou, nessa terça-feira (12), texto da Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra Pessoas Portadoras de Deficiência, concluído no dia 7 de junho de 1999, na cidade de Guatemala, por ocasião do 29º período de sessões da Assembléia Geral da Organização dos Estados Americanos.

Ao discutir a matéria, a senadora Emilia Fernandes (PT-RS) lembrou que a convenção foi assinada por 20 chefes de Estado ou representantes de nações americanas.

- Essa convenção representa um compromisso assumido pelo governo brasileiro, reconhecendo que as pessoas portadoras de deficiências físicas ou mentais precisam gozar dos mesmos direitos humanos e liberdades essenciais garantidos aos demais cidadãos do país - afirmou.

O Senado aprovou, na mesma sessão plenária, texto do Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica celebrado entre o Brasil e o governo da Ucrânia, assinado em Kiev, em 15 de novembro de 1999. Foi aprovado, ainda, acordo para a abolição recíproca da exigência de visto de entrada, celebrado entre o Brasil e a República da Hungria, em Budapeste, no dia 9 de novembro de 1999. Os decreto legislativos vão à promulgação.

12/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Plenário do Senado aprova três acordos internacionais

Aprovados 14 projetos que acatam textos de acordos internacionais celebrados pelo Brasil

Aprovados acordos internacionais

Aprovados textos de acordos internacionais

Aprovados sete acordos internacionais

Aprovados cinco acordos internacionais