TUMA ALERTA PARA PERIGOS DO DINHEIRO DE PLÁSTICO



O senador Romeu Tuma (PFL-SP) alertou, nessa quinta-feira (16), para os perigos que cercam a adoção pelo Banco Central da moeda de plástico. O artigo 289 do Código Penal, recordou, prevê penas de multa e detenção para quem falsifica dinheiro de papel ou de metal, mas nada fala sobre dinheiro de plástico. "Há implicações que ninguém está percebendo", observou.
Ele lembrou ter assinado requerimento de informações do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) dirigido ao presidente e diretores do Banco Central, solicitando amplos esclarecimentos sobre o assunto que, "segundo noticiário da imprensa", já parece estar decidido. "Esse tipo de medida de governo não pode ser tomada sem a apreciação prévia do Senado e amplo debate na sociedade", afirmou.
Tuma aproveitou o pronunciamento para comentar o 15º aniversário da Nova República. "Ninguém pode esquecer que o presidente José Sarney foi o responsável pela consolidação da democracia no Brasil, fato que serviu de exemplo para boa parte dos demais países da América Latina. Sarney foi um obreiro importante nessa empreitada e hoje o continente inteiro desfruta de liberdade", concluiu.

16/03/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cartões internacionais são opção de dinheiro de plástico para turistas

ALCÂNTARA ALERTA PARA OS PERIGOS DA DESERTIFICAÇÃO

ALCÂNTARA ALERTA PARA PERIGOS DO FUMO

Augusto Botelho alerta para os perigos do diabetes

Mauro Miranda alerta para os perigos da Alca

PATROCÍNIO ALERTA PARA PERIGOS DO BRONZEAMENTO ARTIFICIAL