Tuma cita iniciativas de sucesso para a melhoria da educação no Brasil



O senador Romeu Tuma (PTB-SP) reivindicou, nesta quarta-feira (2), investimentos na educação no Brasil. Também citou o lançamento do Novo Telecurso e pesquisa sobre receitas de sucesso no setor educacional em 37 municípios como alternativas para garantir "o direito à educação para todos os brasileiros".

- O lançamento do Novo Telecurso e a superação de óbices pelo ensino municipal, graças à visão e à competência de educadores e administradores locais, demonstram que, como diria Geraldo Vandré, quem sabe faz a hora, não espera acontecer - afirmou.

O Telecurso é uma parceria da Fundação Roberto Marinho e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), entre outras instituições, que permite aos alunos assistir às aulas em telessalas, instaladas em escolas públicas ou privadas, ou em casa, facilidade que estimulou muitos alunos a retomarem os estudos, assinalou Tuma.

- Há 27 mil telessalas espalhadas pelo território nacional e, graças a elas, cinco milhões de brasileiros já puderam reprogramar o próprio futuro - ressaltou.

Tuma explicou as mudanças no Telecurso, como a atualização de cenários, livros e o acréscimo de disciplinas, como filosofia, artes plásticas, música, teatro e sociologia. A nova metodologia permite ainda a inclusão de alunos com deficiência auditiva, por meio de DVDs com tradução dos livros de conteúdo e de atividades do aluno com a utilização da Língua Brasileira de Sinais (Libras), e para deficientes visuais, com livros escritos em braile pelo Serviço Nacional da Indústria de São Paulo (Senai).

Outro ponto abordado pelo parlamentar foi a pesquisa "Redes de aprendizagem - boas práticas de municípios que garantem o direito de aprender", elaborada pelo Ministério da Educação, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

A pesquisa encontrou receitas de sucesso em 37 redes municipais brasileiras, como a valorização da leitura, o acompanhamento rigoroso do aluno - com a visita à casa daquele que falta por dois dias consecutivos -, o acesso à Internet e o incentivo à inscrição de jovens em cursos técnicos e universitários. O próximo passo do MEC, disse o senador, é a divulgação desses exemplos.



02/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tuma cita nomes de políticos que marcaram a história do Parlamento

Romeu Tuma propõe melhoria do ensino fundamental

Representantes do governo falam sobre iniciativas para melhorar a educação

Estudantes apresentam sugestões para a melhoria da educação

Levantamento de iniciativas de educação financeira é iniciado

Para Suplicy, iniciativas com ‘moeda complementar’ auxiliam na eliminação da miséria no Brasil