TUMA: INTERESSE PÚBLICO EXIGE VOTAÇÃO RÁPIDA DO PROJETO



No parecer sobre o projeto que trata da "lavagem" de dinheiro, o senador Romeu Tuma (PFL-SP) afirma que as exigências formais e materiais para a constitucionalidade da proposta estão plenamente atendidas e que o projeto tem o mérito de buscar atender à necessidade de modernização do sistema legal brasileiro, com o objetivo de "fazer frente à sofisticação de determinadas redes criminosas, que praticam delitos geradores de enormes ganhos financeiros e que, para a realização de seus lucros, agem até em escala mundial".

Tuma observa também que o projeto deixa evidente que as demais disposições legais em vigor relativas aos crimes contra a ordem econômica, de enriquecimento ilícito e semelhantes não sofrem qualquer revogação ou alteração.

- O que o presente projeto introduz é um mecanismo legal novo, tendente a dissuadir o criminoso do uso da atividade econômica para fazer desaparecer, ou camuflar, a origem criminosa do dinheiro obtido. Em outras palavras, impedir que, por meio de artifício econômico, o criminoso faça desaparecer seu vínculo de propriedade com bens, direitos ou valores oriundos de atividade ilícita.

O relator admitiu que alguns trechos da proposição poderiam ser aperfeiçoados, mas salientou que o interesse público recomenda que o projeto seja transformado em lei "com a celeridade que as circunstâncias sociais e econômicas do país exigem".



10/02/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Adiada votação de projeto que cria programa de incentivo a revelações de interesse público

Tuma lembra o amor de ACM pelo país e seu respeito pelo interesse público

Projeto exige análise mais rápida de prisão preventiva para agressor de mulheres

Projeto visa incentivar revelações de interesse público

Projeto quer incentivar revelações de informações de interesse público

CCJ examinará projeto que cria programa de incentivo a revelações de interesse público