TV Senado pode passar a transmitir reuniões de organismos federais
A TV Senado pode passar a transmitir, ao vivo, as reuniões de seis organismos governamentais: Conselho Monetário Nacional, Conselho do Fundo de Amparo ao Trabalhador, Conselho do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, Conselho Nacional de Educação, Conselho Nacional de Saúde e Conselho Nacional de Seguridade Social. A proposta partiu do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) e deve passar pelo crivo da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) com o reinício das sessões legislativas.
Segundo Suplicy, a iniciativa tem o propósito de "estender a abrangência e o alcance social desse poderoso meio de comunicação existente no âmbito do Senado Federal". Embora o projeto preveja a transmissão ao vivo das reuniões desses organismos federais, Suplicy ressalva que, no caso de coincidência de horário com as sessões das comissões e do plenário do Senado, aquelas seriam gravadas e transmitidas num prazo máximo de 48 horas após sua realização.
O senador petista admite que outros órgãos públicos também poderiam ter suas atividades divulgadas pela TV Senado, mas, "por razões de economia e racionalidade", escolheu alguns que tratam de questões de grande importância para o país. "A aprovação desta proposição agregará qualidade inestimável à democratização das informações de relevante interesse público em nossa nação", sustenta.
A operacionalização da iniciativa deverá contar com o apoio do Poder Executivo, que providenciaria a infra-estrutura necessária ao trabalho das equipes de reportagem. Caberia ao Senado treinar e aparelhar, no prazo de 180 dias, os profissionais envolvidos neste trabalho. Além de gerar uma despesa mínima para a Secretaria de Comunicação Social, a operacionalização dessa cobertura estaria compatível, conforme destaca Suplicy, com o orçamento do Senado.
23/01/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado pode passar a ter controle sobre liquidações extrajudiciais
Asilo político para estrangeiros pode passar por crivo do Senado
Desempenho das agências reguladoras pode passar a ser avaliado pelo Senado
TV SENADO VAI TRANSMITIR PROGRAMAÇÃO TAMBÉM EM UHF ATÉ O FINAL DO ANO
TVS POR SATÉLITE TAMBÉM PODEM SER OBRIGADAS A TRANSMITIR A TV SENADO
Senadores querem saber por que TVs a cabo deixaram de transmitir programação da TV Senado