Uergs: Líder do PPS estuda emendas
O líder do Partido Popular Socialista (PPS) na Assembléia Legislativa, deputado Bernardo de Souza, apresentará emendas ao projeto do Executivo que cria a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Em reunião ocorrida na quinta-feira (29/03), o deputado, junto com a assessoria da bancada do PPS, analisou o projeto enviado pelo Executivo.
A idéia do parlamentar é buscar um perfil para a instituição que fuja ao conceito "tradicional e arcaico" proposto pelo governo do Estado e que não corresponda à alternativa de simples compra de vagas pelo poder público. O líder socialista é favorável à idéia de criação da universidade, pois considera importante a participação do poder público no ensino de 3° grau. "Isto não significa aprovação automática da proposta governamental", frisou.
Além de discordar do conceito de universidade estadual expresso no projeto, Bernardo de Souza diverge também da delegação de poderes ao governador de definir os estatutos da instituição através de decreto. "Além de afrontar as prerrogativas do Legislativo, como ocorre, em nível federal com as medidas provisórias, possibilita que qualquer outro governador, no futuro, venha a alterar a linha de funcionamento da Uergs, também através de outro decreto", critica.
O parlamentar pretende dedicar-se ao tema e já estuda com a bancada popular socialista a apresentação de emendas que contemplem uma visão de universidade estadual diferente das que estão sendo propostas.
03/30/2001
Artigos Relacionados
Líder do PPS apresenta emendas ao projeto da Uergs
Líder do PPS finaliza substitutivo ao PL da Uergs
Líder do PPS discute Uergs com representante do Sinpro/RS
Loureiro apresenta emendas à Uergs
Governador vetou emendas que qualificam o projeto da Uergs
Oposição derruba veto a emendas que descaracterizam a Uergs