Universalização da telefonia móvel poderá contar com recursos do Fust



A universalização dos serviços de telefonia móvel poderá contar com recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). A medida está prevista em projeto de lei de autoria do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que se encontra atualmente sob análise da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), onde tem como relator o senador Marco Maciel (DEM-PE).

A proposta (PLS 311/07) modifica a lei que institui o Fust (Lei 9.998/00), para permitir a destinação de recursos do fundo ao financiamento de "programas, projetos e atividades voltados a ampliar a cobertura do Serviço Móvel Pessoal, ou outro que vier a substituí-lo, prestado em regime privado".

Ao justificar o seu projeto, Flexa Ribeiro observa que, pela legislação atual, a telefonia fixa é o único serviço sujeito a metas de universalização - ou seja, que tem por obrigação atender a um número cada vez maior de brasileiros. Ocorre que o fundo, lembra o autor da proposição, já arrecadou aproximadamente R$ 5 bilhões, ainda não aplicados nas finalidades previstas em lei. Isto evidencia, na opinião do senador, uma "restrição demasiadamente rígida das hipóteses em que os recursos do fundo podem ser utilizados".

- Ainda há 42% dos municípios brasileiros que não têm nenhuma operação de telefonia móvel disponível, o que significa a existência de uma grande área de sombra que deixa boa parte do território nacional sem esse importante veículo de comunicação. Avaliamos relevante a necessidade de levar a telefonia móvel a essas regiões e localidades - afirma Flexa Ribeiro.

O senador disse ainda que se inspirou, ao apresentar seu projeto, no Programa de Universalização do Acesso a Serviços de Telecomunicação de Minas Gerais, conhecido como Minas Comunica. Esse programa, como informou, tem o objetivo de garantir o acesso à telefonia móvel em todas as cidades mineiras até o final de 2008.

Depois de passar pela CDR, o projeto será ainda examinado pelas Comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) - nesta última, em decisão terminativa.



03/01/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fust poderá financiar expansão da telefonia móvel

Flexa Ribeiro defende aplicação de recursos do Fust na ampliação da telefonia móvel

Recursos do Fust poderão subsidiar telefonia fixa para população de baixa renda

Roberto Cavalcanti cobra aplicação dos recursos do Fust em telefonia fixa para os mais pobres

Segurança pública poderá contar com recursos vinculados

Fundo do Exército poderá contar com recursos da exploração do petróleo e do gás natural