Vai a sanção projeto que torna mais rápidas as extradições



O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (9), no Plenário do Senado, o projeto de lei SCD 126/2008, que altera o Estatuto do Estrangeiro em relação à prisão preventiva para fins de extradição. O projeto vai agora para a sanção da presidenta da República Dilma Rousseff.

Com a nova lei, também simplifica-se o procedimento para prisão de criminosos estrangeiros que estejam no País, autorizando a análise de pedido de prisão cautela formulado pela Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol).

Isso desonera a Polícia Federal, diminuindo o tempo de monitoramento de criminosos estrangeiros que estejam no Brasil e facilitando a extradição. Exige também que o país interessado na extradição envie pedido formal ao governo brasileiro em até 90 dias, sob pena de soltura do procurado.

O projeto fazia parte do Plano de Enfrentamento ao Uso do Crack e Outras Drogas, lançado em dezembro de 2011 pela Presidenta Dilma Rousseff, para reforçar as medidas anunciadas de combate à droga e melhoria das condições de seus usuários. Com a aprovação do SCD 126/2008 no Senado, agorão cinco dos seis projetos de lei então

Fonte:

Ministério da Justiça



10/10/2013 16:44


Artigos Relacionados


Vai a sanção projeto que torna mais rápidas as extradições

Projeto que pode tornar extradições mais rápidas é aprovado pela CCJ

Vai à sanção projeto que torna obrigatória a informação sobre presença de glúten nos produtos

Projeto que torna airbag obrigatório, de autoria de Azeredo, segue para sanção presidencial

Roseana registra sanção de projeto de sua autoria que torna obrigatório o ensino de música na educação básica

Projeto torna mais difícil a cassação