VALADARES ALERTA PARA PERIGOS QUE RONDAM O SÃO FRANCISCO



O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) alertou nesta segunda-feira (dia13) para os perigos que rondam o rio São Francisco. "O rio está agonizando em muitos trechos, a vazão é mínima. Se não forem tomadas providências sérias e urgentes, o fornecimento de energia elétrica e a irrigação, hoje fundamentais para o desenvolvimento do Nordeste, estarão ameaçados".
Para Valadares, insistir no projeto de transposição das águas do São Francisco, nessas condições, é um ato inconsequente, que levará à prostração e morte do rio, trazendo ainda mais problemas sociais aos estados de Sergipe, Bahia e Alagoas, que hoje têm projetos de irrigação com as suas águas.
O senador por Sergipe afirmou que, em primeiro lugar, é preciso aumentar a disponibilidade hídrica do São Francisco. "A transposição de águas do rio Tocantins, por exemplo, é uma idéia que custará apenas R$ 120 milhões. A natureza já construiu uma interligação entre os dois rios, através das lagoas Jalapão e Varedão. Se houver um aprofundamento da ligação, a descarga poderia aumentar em 2600 metros cúbicos por segundo, sem afetar o sistema Tocantins", explicou.
Além disso, prosseguiu Valadares, é preciso reflorestar as matas ciliares das nascentes do São Francisco, impedindo as erosões e o assoreamento. "Se o projeto de transposição do São Francisco for levado adiante para reduzir a escassez de recursos hídricos no Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, sem antes revitalizar o rio, será um passo errado e infrutífero. Não beneficiará esses estados e contribuirá para estagnar as economias de Sergipe, Bahia e Alagoas", advertiu.
Em aparte, o senador Agnelo Alves (PMDB-RN) afirmou que, antes de priorizar os projetos de irrigação com as águas do São Francisco, é preciso dar de beber à população. "É isso que o projeto de transposição das águas pretende fazer". Valadares respondeu que sua intenção não é matar de sede os nordestinos. "Quero primeiro salvar o rio e depois transpor suas águas".
Também em aparte, o senador Eduardo Siqueira Campos (PFL-TO) afirmou que o rio Tocantins tem vazão abundante, em função dos altos índices pluviométricos em suas nascentes, por isso pode e deve participar do desenvolvimento do Nordeste. Para o senador Lúdio Coelho (PSDB-MS) é imprescindível fazer um projeto global para as bacias dos dois rios.

13/12/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


MARIA DO CARMO ALERTA PARA PERIGOS DA TRANSPOSIÇÃO DO S. FRANCISCO

Valadares alerta para riscos da transposição do São Francisco

Valadares alerta para o risco de empreendimentos que reduzam a vazão do S. Francisco

ALCÂNTARA ALERTA PARA OS PERIGOS DA DESERTIFICAÇÃO

ALCÂNTARA ALERTA PARA PERIGOS DO FUMO

Augusto Botelho alerta para os perigos do diabetes