Valadares cobra melhor distribuição de faculdades de Medicina no país



Ao comentar o resultado da avaliação pelo Ministério da Educação de 103 cursos de Medicina, publicado nesta quarta-feira (30) pela imprensa, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) criticou em Plenário a concentração de escolas de Medicina nas Regiões Sul e Sudeste, o que, em sua opinião, leva a uma queda na qualidade de vida das populações das demais regiões do país, sobretudo Norte e Nordeste.

Citando dados do jornal O Globo, ele destacou o crescimento de 200% no número de concluintes de Medicina no Sudeste, região que dispõe atualmente de 59% do total de médicos do país. Já o Nordeste, observou, dispõe de apenas 21% dos médicos.

- Essa discrepância, essa disparidade, significa menor qualidade de vida para aqueles que residem na nossa Região Nordeste, menor segurança do atendimento do setor médico às populações ali residentes- disse.

Valadares lembrou ainda que enquanto no Rio de Janeiro há um médico para cada 299 habitantes, no Piauí a proporção é de 1.282 habitantes por médico.

Em apartes, Rosalba Ciarlini (DEM-RN) e Cristovam Buarque (PDT-DF) manifestaram seu apoio ao pronunciamento de Valadares.



30/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vital do Rêgo defende melhor distribuição de médicos no país

ALCÂNTARA ELOGIA FECHAMENTO DE FACULDADES DE MEDICINA SEM QUALIDADE

Serys quer maior controle sobre faculdades de Medicina

TIÃO VIANA QUER MAIS FIRMEZA DO MEC PARA COM FACULDADES DE MEDICINA

Paulo Davim critica reabertura de vagas em faculdades de medicina consideradas inadequadas em avaliação

TIÃO VIANA QUER CONSELHO DE NOTÁVEIS PARA FECHAR FACULDADES DE MEDICINA RUINS