Valadares defende lisura da Petrobras e discorda de críticas de Rosinha Garotinho



O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) elogiou a decisão anunciada pelo governo e pelo presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, de construir três novas plataformas de exploração petrolífera, por meio de parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que vai liberar US$ 1,72 bilhão. Ele disse que a medida é muito positiva para a geração de empregos e para comprovar a competência dos dirigentes da empresa.

Valadares aproveitou o tema para condenar as recentes críticas feitas pela governadora do Rio de Janeiro, Rosinha Garotinho, quanto ao processo de contratação para construção das plataformas. Para ele, os questionamentos da governadora -são equivocados e injustos, e não acrescentam nada à história política de Rosinha Garotinho-.

Para ele, a assinatura dos 11 contratos foi feita com correção e lisura e todos os procedimentos serão submetidos ao crivo Tribunal de Contas da União (TCU), destacando também o fato de Dutra ter se oferecido para comparecer ao Senado e dar todas as explicações sobre o processo, em audiência pública convocada pela Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI).

O parlamentar sergipano realçou ainda a elevada capacidade técnica e o compromisso com a nacionalidade que os funcionários da Petrobrás possuem. Em sua visão, essas características do corpo de funcionários, somadas à competência e seriedade de José Eduardo Dutra, asseguram a correção da empresa.

- Essa é a política que o povo brasileiro aguarda e tem esperança seja intensificada durante o governo do presidente Lula. A população está esperando por novos anúncios como esse, que vão gerar cerca de 42 mil novos empregos e oportunidades de crescimento para o país - observou Valadares.

O senador lembrou que a Petrobrás é o grande orgulho que o Brasil possui e dá lição de cidadania ao país, sendo a maior estatal brasileira, acrescentando que os grandes lucros obtidos nos dois últimos anos pela Petrobrás também reforçam a certeza sobre a competência e honestidade de Dutra.

O senador Tião Viana (PT-AC) concordou com os elogios feitos ao presidente da Petrobrás, para quem Dutra é -um patrimônio moral- da política brasileira. Ele aproveitou o aparte para protestar contra as críticas feitas pela governadora, para ele -injustos e típicos de quem não procurou conhecer os detalhes dos procedimentos de contratação das obras das plataformas-.

Brizola

Ao encerrar seu discurso, o senador Antonio Carlos Valadares lamentou, na condição de vice-líder do PSB, a morte do ex-governador Leonel Brizola, ocorrida na segunda-feira (21) e afirmou que -a figura de Brizola será sempre lembrada como pessoa nacionalista, preocupada com a democracia, com a legalidade das eleições e com as condições de vida das populações mais necessitadas-. Ele manifestou sua admiração por Brizola e seus pêsames, sentidos pela perda do político.



23/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney conversa com Rosinha Garotinho sobre problemas do Rio

Valadares sugere pressão na Câmara dos Deputados e defende Garibaldi de críticas

Vanessa Grazziotin rebate críticas da oposição e defende gestão da Petrobras

Garotinho responde a críticas de ACM

VALADARES DEFENDE QUE CAE APRECIE ANTECIPAÇÃO DE "ROYALTIES" DA PETROBRAS

Com críticas, Garotinho apóia Lula, e PFL se decide por Serra