Valadares defende manutenção da Sudam e da Sudene



O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) defendeu em plenário, nesta segunda-feira (dia 23), a manutenção das Superintendências de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e do Nordeste (Sudene) como órgãos de fomento. Para o parlamentar, as denúncias de corrupção nas duas superintendências não justificam o projeto de extinção.

Valadares lembrou a importância da Sudene para a Região Nordeste, destacando sua atuação nas áreas de capacitação técnica e organizacional, informação e documentação, política e programação, e na execução e coordenação de obras e serviços na região.

A superintendência é responsável por programas de desenvolvimento do turismo, de apoio ao pequeno produtor rural, de combate aos efeitos da seca, de mestrado profissionalizante em gestão pública, de desenvolvimento local sustentável e pelo Fundo de Investimento do Nordeste (Finor). Segundo o senador, cerca de 30% do ICMS recolhido na região provém de empreendimentos financiados pelo Finor.

O que está em jogo na questão da extinção da Sudene, na opinião de Valadares, é a existência ou não de um projeto de desenvolvimento abrangente, integrado e regionalmente diversificado para o país.

Valadares afirmou que "não se pode transigir com a corrupção, sobretudo quando abocanha recursos que deveriam beneficiar a população pobre do Norte e do Nordeste", acrescentando que é necessário fazer os órgãos públicos funcionarem com honestidade e eficácia.

23/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valadares reclama de extinção da Sudene e Sudam por medida provisória

Ademir defende mudanças na Sudam e na Sudene

Mão Santa defende a volta da Sudene e diz que irregularidades estavam na Sudam

Lúcia Vânia defende derrubada de vetos de Lula em projetos da Sudene e da Sudam

Hugo Napoleão defende a manutenção da Sudene

Valadares defende retorno da Sudene