Valadares destaca ação estratégica da Petrobras no combate às desigualdades regionais



O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) destacou a ação estratégica da Petrobras no Nordeste por ter assegurado geração de renda e empregos para a região e contribuído para diminuir as desigualdades regionais. Para ele, os sergipanos têm razões de sobra para admirar a empresa, símbolo da tecnologia de ponta do Brasil.

Ele lembrou que, num estado como Sergipe, onde o acesso à água sempre foi difícil, coube à Petrobras a iniciativa de levar água do Rio São Francisco para seus empreendimentos industriais, como a primeira fábrica de potássio da América Latina, bem como fábricas de amônia e uréia. Em função dessas fábricas, as torneiras da capital sergipana e de outras cidades vizinhas passaram a jorrar a água límpida do rio.

Também o porto de Sergipe se deveu à participação da Petrobras, que construiu terminais para escoamento de sua produção, posteriormente ampliados pelo então presidente da República, José Sarney, para abranger terminais de grãos e cargas gerais, relatou.

Valadares disse que a história da empresa está indelevelmente entrelaçada com Sergipe, por ter sido nas águas rasas do porto de Guaricema (SE) que a Petrobras deu início a sua prodigiosa história de exploração de petróleo na plataforma continental e, posteriormente, em águas profundas. Agora descobriu-se um campo de grande porte, que transformará o estado num dos maiores produtores do país, trazendo renda e empregos, informou.

O senador por Sergipe ressaltou ainda que a Petrobras está iniciando o século 21 enfrentando a concorrência internacional com rara eficiência. A empresa atua na exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo e derivados no país e no exterior. Trata-se de uma empresa de energia com responsabilidade social e preocupação com a preservação do meio ambiente, resumiu o senador.



02/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá destaca luta de Tebet no combate às desigualdades regionais

Valadares quer priorizar educação para reduzir desigualdades regionais

SENADORES DEFENDEM AÇÃO DO GOVERNO PARA REDUZIR DESIGUALDADES REGIONAIS

Mário Couto cobra ação do governo para diminuir desigualdades regionais

FREITAS NETO QUER MAIS COMBATE ÀS DESIGUALDADES REGIONAIS

Mercadante e Saturnino defendem que combate a desigualdades regionais deve estar no PPA e na LDO