Valadares espera rápida votação de emenda constitucional sobre direito à alimentação



Ao homenagear os 50 anos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) disse, nesta quinta-feira (23), que espera uma rápida votação, pelo Senado, de proposta de emenda à Constituição de sua autoria que inclui o direito à alimentação no capítulo dos Direitos Sociais. A PEC está na pauta de votação da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ)onde aguarda votação de relatório do senador Sebastião Rocha (PDT-AP).

O senador citou dados da Organização das Nações Unidas (ONU), segundo os quais 800 milhões de pessoas passam fome atualmente no mundo, para defender a adoção de um modelo econômico mais humano.

- A injustiça social se opõe ao mandamento do amor fraterno. O momento exige a transformação da sociedade e da economia, na busca de uma ordem voltada ao bem comum. Embora a atual produção mundial seja suficiente para alimentar o dobro da população mundial, 100 mil pessoas morrem a cada dia por falta de comida - observou.

Valadares defendeu o estímulo à agricultura, como medida necessária no esforço de combate à pobreza. E lamentou a "posição humilhante" ocupada pelo Brasil no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) adotado pela ONU.



23/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Emenda de Valadares determina que alimentação será direito do brasileiro

Alimentação pode virar direito constitucional

Proposta de Valadares assegura direito à alimentação

Valadares defende a inclusão do direito à alimentação na Constituição brasileira

Ideli espera votação rápida da previdência dos servidores no Senado

Paim aposta em votação rápida de emenda paralela