Valadares quer proibir porte de armas em ônibus



Pela legislação atual, o porte de armas de fogo é proibido apenas no interior de aviões. Para estender a vedação a todos os ônibus de linhas interestaduais e internacionais, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) propôs o acréscimo de um artigo à lei que instituiu o Sistema Nacional de Armas (Sinarm) e estabeleceu condições para o registro e porte de arma de fogo. A proposta está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Por ser de caráter terminativo, aprovada na comissão, a matéria seguirá diretamente para exame da Câmara dos Deputados, a não ser que haja recurso de pelo menos nove senadores para que o projeto seja submetido ao Plenário.

Conforme o projeto, as empresas encarregadas pelas linhas interestaduais e internacionais de transporte de passageiros adotarão as medidas necessárias para instalar equipamentos de detecção de metais, fixos ou portáteis, nos terminais de embarque ou no interior dos veículos. Policiais e militares no exercício de suas funções não serão proibidos de portarem armas nos ônibus.

De acordo com Valadares, o projeto tem por objetivo reduzir os assaltos a ônibus de passageiros, crime que geralmente é cometido por pessoas que embarcam regularmente, fazendo uso da arma quando o veículo já está longe de qualquer área urbana.

A partir de dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT) relativos a pesquisa de junho de 2002, o senador destacou que 90% dos deslocamentos no país são feitos por ônibus. Segundo o mesmo levantamento, as linhas de transporte interestadual e internacional faturam anualmente R$ 1,7 bilhão, gerando mais de 70 mil empregos diretos e outros 500 mil indiretos.

Para que o transporte de passageiros tenha maior qualidade e eficiência, argumenta Valadares, é preciso que o poder público adote medidas que inibam os assaltos, sendo que a obrigatoriedade de fiscalização da presença de armas de fogo permitirá que o setor seja mais cobrado na prestação de seus serviços.



08/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valadares quer proibir porte de armas em ônibus

Mozarildo: proibir porte de armas é remédio para aliviar, não para curar

César Borges quer plebiscito sobre porte de armas

PATROCÍNIO QUER LEI PARA PORTE DE ARMAS QUE POSSA SER CUMPRIDA

PATROCÍNIO QUER MAIOR CONTROLE SOBRE REGISTRO E PORTE DE ARMAS

VALADARES QUER PROIBIR PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE TRANSGÊNICOS ATÉ 2004