Válter Pereira critica "fisiologismo" do PMDB
O fisiologismo e o enfraquecimento do PMDB, principalmente com relação à eleição para a presidência do partido, no próximo domingo, foi o tema do pronunciamento do senador Válter Pereira (PMDB-MS), nesta sexta-feira (9), da tribuna do Plenário. Ao fazer uma síntese da história do partido, o parlamentar afirmou que o PMDB, antigo MDB,foi perdendo, aos poucos, e após o restabelecimento da democracia no país, a causa comum que unia seus correligionários - a resistência contra a ditadura militar - para se tornar um partido fisiológico.
Na opinião de Válter Pereira, é lastimável que "esse fisiologismo confuso", que busca o poder, mas ao mesmo tempo abre mão de participar de eleições, tenha rachado o partido. Como resultado, critica o senador, o PMDB parte para a convenção enfraquecido devido à renúncia de Nelson Jobim, que pretendia disputar a presidência da sigla com o deputado Michel Temer, candidato à reeleição.
- Dois homens de grande envergadura moral, de extraordinário passado político, juristas eminentes, que se enfrentam de forma selvagem e deixam o partido enfraquecido às vésperas de uma grande decisão - criticou o senador.
Para Válter Pereira, há um grande mistério por trás disso tudo e o pivô desse processo foi a precipitação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em anunciar a escolha de dirigentes do PMDB para os ministérios justamente às vésperas de uma eleição, favorecendo um dos candidatos ao cargo.
- Na minha cabeça não entra a solução desse problema, não entra direito a justificativa para essa crise, nem o desdobramento que está tendo -desabafou.
Ao final do pronunciamento, Válter Pereira disse esperar que o PMDB "crie juízo e cole essa rachadura" para que a unidade do partido possa fazer jus à expectativa e à esperança de seus militantes.
Em aparte, o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) afirmou que há muito tempo o PMDB abdicou da perspectiva de construção de um projeto nacional.
- Enquanto o PMDB não se der ao respeito, estará sujeito a essas confusões que já se tornaram corriqueiras no seio do partido - afirmou Mesquita Junior.09/03/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Valter Pereira diz que PMDB "exibiu formidável musculatura"
Valter Pereira diz que PMDB não participou de acordo para votar projetos
Válter Pereira pede "solução consensual" para disputa no PMDB
Valter Pereira diz que grande maioria dos votos confirma legitimidade da coligação do PMDB com o PT
Valter Pereira critica precariedade do SUS
Valter Pereira critica debilidade da segurança pública