Vieira vai à Justiça contra Tarso








Vieira vai à Justiça contra Tarso
O ex-relator da CPI da Segurança Pública, deputado Vieira da Cunha (PDT), entrou ontem com um pedido de notificação judicial contra o ex-prefeito da capital, Tarso Genro. Vieira exige a retratação de Tarso, devido a declarações públicas feitas por ele. O petista havia afirmado que o principal assessor de Vieira na CPI seria um delegado que está preso por corrupção.

Difamação – O pedetista exige explicações e o nome do delegado. “Tarso mentiu com a clara intenção de me difamar e por este crime responderá judicialmente.” Vieira adiantou que, se o ex-prefeito não se retratar, entrará com um processo judicial pela prática de difamação.

O candidato do PT ao Piratini disse que este é um direito do deputado e que, por enquanto, não se pronunciará sobre o assunto.


Serra faz “mea culpa” público
O candidato do PSDB-PMDB à Presidência da República, José Serra, em entrevista ontem ao Jornal Nacional, disse que fez muito no Ministério da Saúde, mas reconhece que falhou na epidemia da dengue. “O caso da dengue foi uma frustração pessoal.”

O senador tucano também comentou as denúncias de envolvimento de seu ex-caixa de campanha, Ricardo Sérgio, num suposto pedido de propinas no processo de privatização das companhias telefônicas. Disse que, em princípio, não é crime arrecadar recursos para campanha, mas que não indicou o ex-diretor do Banco do Brasil, para ser seu caixa. “No Ministério da Saúde, perseguimos implacavelmente todas as denúncias. Moralizamos o setor.”

Serra ressaltou que não tem nada a ver com os dossiês apresentados contra os adversários políticos e lembrou que já foi vítima do dossiê Cayman. “Se alguém foi vítima desses procedimentos fui eu. O resto é ti-ti-ti eleitoral”, garantiu.


Falta de ética me fez renunciar
O ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior alfinetou o presidente Fernando Henrique Cardoso em seu discurso de despedida do Ministério da Justiça, ontem, durante a cerimônia de transmissão de cargo a seu substituto Paulo de Tarso Ramos Ribeiro. “Os imperativos éticos foram colocados acima dos ideais e dos sonhos e, por falta desses imperativos éticos, é que saio do ministério”, afirmou. “Não posso defender o que era um a idéia de governo e agora se tornou outra. A falta de plano ético me fez renunciar.”

Reale foi aplaudido por quase um minuto pela platéia composta por funcionários dos diversos órgãos que compõem o Ministério.


Revista alemã chama Lula de “belzebu”
O jornal espanhol La Vanguardia preferiu ouvir o petista. Disse que Lula manterá a soberania, sem aceitar imposições

O início do calendário oficial das eleições brasileiras está provocando preocupação e curiosidades da imprensa internacional sobre o cenário da sucessão presidencial. Pelo menos duas publicações européias – a revista alemã Der Spiegel e os jornais La Vanguardia, da Espanha – dedicaram espaço ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Todas repercutindo o impacto da possível vitória do petista sobre a economia brasileira.

A edição online da revista alemã acusou o candidato do PT à sucessão presidencial brasileira, Luiz Inácio Lula da Silva, de ser o “pior artilheiro”. A revista disse que a ascensão do petista pode ser “um gol contra a Economia do Brasil”. Segundo artigo de Thomas Hillenbrand, a vitória na Copa pode ter sido a última grande festa brasileira porque se o “Belzebu do mundo financeiro brasileiro” ganhar, o Brasil poderá viver um “caos econômico”.

O La Vanguardia publicou entrevista de Lula, falando sobre os acordos firmados pelo governo brasileiro com o FMI. Lula classificou-se como “ruins e mal-feitos. O FMI não tem dado uma boa orientação aos países”, disse. “Veja os casos da Argentina e da Rússia. Eles mesmos reconheceram que se equivocaram. Então, por que o Brasil deve aceitar condições equivocadas?” E avisa: “Nosso governo será soberano e não aceitará imposições nem receitas prontas. Vamos discutir e negociar. Se tivermos que recorrer novamente ao FMI, o que espero que não aconteça, será em outras condições”.


Garotinho que mínimo de US$ 100
O candidato do PSB à Presidência, Anthony Garotinho, afirmou que vai pagar um salário mínimo equivalente a cem dólares – “promessa do presidente Fernando Henrique, que não foi cumprida”. Segundo ele, sua experiência como governador do Rio mostrou que isso pode ser feito sem trazer problemas para a Economia. E negou que tal aumento trouxesse dificuldades para a Previdência. “Estudos da própria Previdência mostram que uma em cada quatro aposentadorias é fraudada”.

Garotinho disse que é candidato porque quer fazer mais pelo país: “Tenho fé em Deus, no país e no povo”. E comentou sobre o Rio. “Deixei para a governadora que me sucedeu condições para concluir minhas obras. Se isso não for feito, a governadora vai sucedê-la fará”, disse suscitando a vitória da sua mulher.


Garotinho corre atrás de Ciro
O candidato do PSB à Presidência, Anthony Garotinho, participou ontem da inauguração do diretório do partido em Passo Fundo, foi a Camboriú (SC), à tarde, para um encontro com lideranças evangélicas, e retornou à noite para uma caminhada em Gravataí, acompanhado dos candidatos a deputado federal, Beto Albuquerque, e ao governo, Caleb de Oliveira.

Garotinho atribuiu o resultado das pesquisas, em que aparece atrás de Ciro , aos rumores sobre sua renuncia. “Os números refletiram o momento em que espalhou-se boatos de que eu ia desistir.


Colunistas

COISAS DA POLÍTICA

TV Assembléia
A Assembléia inaugurou ontem, em Santa Maria, a ampliação do sinal da TV Assembléia, através do Canal 16 da NET. Com a presença do presidente do Legislativo, Sérgio Zambiasi, o ato foi na Câmara Municipal.

Lançamento
A deputada estadual do PT Maria do Rosário, realizará hoje, a partir das 20h, no Clube Farrapos, jantar de lançamento de sua campanha para a Câmara Federal. Maria do Rosário aproveitará o encontro para recolher sugestões para o seu programa.

Espírito Santo
O vereador do PcdoB da capital Raul Carrion acredita que o arquivamento do pedido de intervenção no Espírito Santo deve-se ao fato de que Rita Camata, vice de José Serra, é daquele Estado.

Arrancada
São Borja, cidade natal do vereador do PTB da capital Cassiá Carpes, é a onde ele dará início à sua campanha para a Assembléia Legislativa. Carpes inaugura seu comitê amanhã, às 19h.

Responsabilidade
O deputado estadual do PDT, Adroaldo Loureiro apresentou projeto que cria o Índice Gaúcho de Responsabilidade Social – IGRS. O índice servirá para subsidiar reivindicações dos municípios e orientar ações dos administradores.

Diferença
A secretária de Governo de Porto Alegre, Helena Bonumá comentou a crise que culminou com a demissão de Reale Jr. “Há problemas no RS ligados à Segurança, mas não temos Carandiru, Tim Lopes e, muito menos, comprovado envolvimento do crime organizado com o Poder Público, como no Espírito Santo.”


Editorial

IMUNIDADE SUSPEITA

Nem bem começou a funcionar, o TPI (Tribunal Penal Internacional) já gera polêmica. Com sede na Holanda e operando desde a semana passada, a corte deverá julgar crimes de guerra, contra a humanidade e atos de genocídio. No entanto, o tribunal não conta com três nações que representam também os três maiores exércitos do mundo: Estados Unidos, Rússia e China. De certa forma, é compreensível e explicável que a China e a Rússia tenham renunciado ao TPI. Os dois pa


Artigos Relacionados


Vieira ingressa com interpelação judicial contra Tarso Genro

Vieira ingressa no MP com representação criminal contra Tarso Genro

Vieira ingressa hoje com representação criminal contra Tarso Genro

Vieira interpela Tarso Genro judicialmente

Relator de CPI interpela Tarso na Justiça

Vieira tem audiência com Procurador de Justiça