Virgílio afirma que PSDB do Senado não terá representantes na Comissão de Orçamento
O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), comunicou ao Plenário, na tarde desta terça-feira (18), que não designará qualquer senador para integrar a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), que, na próxima semana, renovará os seus 30 deputados e dez senadores titulares e o mesmo número de suplentes.
Virgílio pediu ao presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, que não faça a designação em nome do PSDB, lembrando que o presidente da Casa só é obrigado a indicar senadores em nome dos partidos quando se trata de CPIs.
Na semana passada, Arthur Virgílio já havia retirado os representantes do PSDB da Comissão de Orçamento em protesto contra o que chamou de métodos de trabalho da comissão. A decisão foi tomada no auge das discussões sobre o Anexo de Metas e Prioridades do Orçamento de 2008 que, conforme denúncia da imprensa, teria recebido emendas individuais de 95 parlamentares, em detrimento dos outros 499 deputados e senadores.
Em seu pronunciamento desta terça (18), o líder do PSDB lamentou que o Orçamento de 2008, aprovado na semana passada, venha a ter gastos suspensos pelo governo, conforme notícias da imprensa. Para ele, o orçamento acaba se transformando em uma peça de ficção, com o governo liberando essas verbas suspensas apenas se for do seu interesse ou de parlamentares da base governista.
Arthur Virgílio defendeu o fim da Comissão de Orçamento, com o projeto orçamentário passando a ser examinado apenas pelas comissões técnicas permanentes do Congresso.
18/03/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Emenda 3: Virgílio afirma que Lula desconsidera Congresso e que PSDB vai obstruir votações
Arthur Virgílio afirma que PSDB aguardará perícia da PF em documentos de Renan "para buscar a verdade"
Arthur Virgílio anuncia obstrução do PSDB e diz que anexo do Orçamento é um "escândalo"
Arthur Virgílio: PSDB não votará orçamento se emendas individuais não forem liberadas
Arthur Virgílio diz que PSDB está disposto a consenso para votar Orçamento
Arthur Virgílio diz que PSDB vota orçamento, mas quer solução para quatro pendências