Virgílio diz que a hora de baixar os juros é agora



O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) disse nesta terça-feira (3) que o governo precisa diminuir a taxa de juros o quanto antes, sob pena de agravar a estagnação da economia. Para ele, se o governo insistir em manter os juros em patamares elevados, como os atuais 26,5% ao ano, o país corre o risco de entrar em período de profunda recessão.

- Se persistirem no excessivo conservadorismo, o Banco Central e o Ministério da Fazenda perderão a chance de dar grande salto que reanimaria a economia. Poderão ser responsáveis por uma recessão que não se sabe o preço social para sairmos dela - disse o líder do PSDB.

Na avaliação de Virgílio, há indicadores econômicos nacionais e internacionais que sustentam a mudança no tratamento da taxa de juros. Além da paralisação da economia, o senador argumentou que o risco Brasil se encontra em patamares reduzidos (800 pontos) e a inflação em queda, sob qualquer ângulo de análise.

- Os juros americanos estão em 1,25 % ao ano. Mais os 8 pontos referentes ao risco Brasil e uma inflação de 12% ao ano chegaríamos a um número de 21,25%. Não estou pensando que se desça tão abruptamente, mas que o governo tenha confiança no trabalho que está fazendo - disse Virgílio.

O senador havia defendido, antes da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), a redução da taxa Selic para 25%. Esta medida permitiria, segundo ele, uma queda para 24%, a ser feita agora e a economia poderia ser reativada.

- Se ele (governo) insiste no remédio (os juros altos), vai ver o feitiço virar contra o feiticeiro - disse.



03/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Meirelles nega hesitação do BC em baixar os juros

É preciso baixar a taxa de juros, diz Lindbergh Farias

Inácio Arruda: Congresso deve baixar juros por meio da LDO

COMISSÃO MISTA QUER BAIXAR OS JUROS PARA OS AGRICULTORES

Walter Pinheiro elogia decisão do Copom de baixar taxas de juros

Agripino cobra do governo medidas para baixar juros bancários