Virgílio volta a pressionar por manutenção de incentivo fiscal para TV digital restrito a Manaus



O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) repetiu, nesta terça-feira (22), que a bancada do Amazonas não votará nenhuma matéria enquanto o governo não garantir que os incentivos fiscais que devem reger a produção de aparelhos de TV Digital fiquem restritos ao Pólo Industrial de Manaus, assim como os da fabricação dos conversores de televisores analógicos em digitais.

Para o parlamentar, estender os incentivos às demais regiões do país traria conseqüências desastrosas à atividade econômica do parque industrial de Manaus, em que, de acordo com ele, a produção de televisores responde por metade dos empregos gerados.Virgílio comunicou que procurará o ministro das Comunicações, Hélio Costa, para tratar do assunto.

- A Lei de Informática diz que incentivos para a produção de televisores no Brasil, assim como de suas evoluções tecnológicas, são exclusivos daqueles que regem a chamada Zona Franca de Manaus. Assim, não dá para admitir que a televisão do futuro fique nas mãos de outros estados e que reste ao Amazonas o sistema antigo, analógico. Seria condenar à morte o modelo vitorioso do nosso parque industrial - observou.

Segundo Arthur Virgílio, integrantes do governo têm dado declarações que sugerem que aparelhos de TV Digital serão produzidos em qualquer lugar, com os incentivos da Lei de Informática, o que, para ele, significa "qualquer lugar, menos o Amazonas".

- Não teremos condições de competir. A filosofia que criou a Zona Franca de Manaus, que é dar condições excepcionais de desenvolvimento a um estado estratégico, umprojeto ligado à segurança nacional e a um resultado ecológico brilhante, tudo isso cairá por terra - disse ele.



22/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio volta a defender Pólo Industrial de Manaus em relação à fabricação dos componentes da TV digital

Arthur Virgílio quer que Manaus tenha exclusividade nos incentivos para produção de TV digital

Arthur Virgílio defende fabricação da TV digital somente em Manaus

Arthur Virgílio denuncia tentativa de retirar fabricação de TV digital de Manaus

Arthur Virgílio volta a cobrar explicações sobre investimentos na Refinaria de Manaus

Arthur Virgílio volta a denunciar manobra contra o Pólo Industrial de Manaus