Vital Filho diz confiar em investimentos em infraestrutura energética




Apesar de o Brasil ainda ser deficiente em infraestrutura energética, o país vai investir no setor e adquirir as condições necessárias para se tornar uma nação desenvolvida. A avaliação é do senador Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB) ao comentar as prioridades da presidente da República, Dilma Roussef, anunciadas em sua mensagem lida no Congresso Nacional na última quarta-feira (2).

O senador disse estar otimista com a disposição da presidente em enfrentar as demandas energéticas do país e criticou comentários de que eventos pontuais possam caracterizar uma crise energética, como aconteceu no final da década de 90 e início da atual.

Ele se referiu ao apagão ocorrido na noite desta quinta-feira (3), que deixou sem energia oito estados da região Nordeste - Bahia, Ceará, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e parte do Piauí. O problema foi causado por falha no sistema de proteção e controle do circuito eletrônico da subestação Luiz Gonzaga, no município de Jatobá, em Pernambuco, explicou o senador.

Vital Filho observou que, segundo informações do diretor de Operações da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Mozart Bandeira Arnaud, a falha disparou um comando falso que ordenou o imediato desligamento de linhas de transmissão nos diversos estados que compõem o mesmo caminho crítico.

- Não posso aceitar pacificamente as profecias de Cassandras mal intencionadas que se servem de qualquer acidente de percurso para pregar o caos. Não se pode permitir que se compare esse lamentável episódio ao apagão sistêmico ocorrido no final dos anos 90 e início desta década, como pretendem alguns - enfatizou Vital Filho, reconhecer, no entanto, que o apagão causou transtornos e prejuízos para a população dos estados atingidos.

04/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Neuto de Conto alerta para necessidade de investimentos em infraestrutura energética

Vital do Rêgo diz confiar em decisões macroeconômicas do governo

Vital do Rêgo diz confiar na segurança nuclear brasileira, mas não na defesa civil

Vital do Rêgo Filho lamenta violência crescente na Paraíba

Vital do Rêgo Filho diz que divisão tributária está matando a Federação brasileira

Vital do Rêgo Filho, indicado para presidir a CMO: 2011 será ano de ajustes