Walter Pinheiro considera acertadas mudanças na rentabilidade da poupança



Em discurso nesta terça-feira (8), o senador Walter Pinheiro (PT-BA) disse serem acertadas as medidas adotadas pelo governo que modificaram as regras da poupança, atrelando a remuneração à taxa Selic quando esta for igual ou menor a 8,5% ao ano. A mudança tem o intuito de inibir investidores de migrar dos títulos de renda fixa ou de outros papéis para a poupança, o que permitirá uma queda maior ainda da taxa de juros, beneficiando o consumidor final e toda a cadeia de produção brasileira, explicou.

O parlamentar ressaltou o fato de a medida somar-se a outras já adotadas – com estímulo a programas de auxílio à produção agrícola, a desoneração de setores da indústria e da construção civil, entre outros – na busca de preservar a política estabelecida pelo próprio governo para manter o alto nível de investimento, a geração de postos de trabalho e a capacidade de reduzir o preço final dos produtos.

Com isso, pretende-se manter ou aumentar a distribuição de renda e o consumo da população, explicou o senador. A ideia é entregar ao povo condições de acesso ao crédito, com juros mais baixos, e, ao mesmo tempo, estimular a produção local, a atividade comercial e a retomada de um processo industrial no país, enfrentando a crise internacional.

- A medida vai completando todo um ciclo decisivo e corajoso do nosso governo, nessa atitude de reduzir as taxas de juros – explicou.

Na opinião de Walter Pinheiro, outras batalhas, além da redução dos juros, devem ser enfrentadas: a reforma tributária e um novo pacto federativo, para que os estados e municípios tenham condições de investir em sua atividade econômica e garantir renda à sua população. Por isso, o debate sobre o indexador da dívida dos estados e dos municípios, assim como o alongamento da dívida, precisa ocorrer brevemente.

- Não tem como brigarmos por uma redução da taxa Selic para a casa dos 8% e continuarmos com uma taxa de juros que chega a 17% dos recursos que são dispensados para estados e para municípios. É um contra-senso – afirmou.



08/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Walter Pinheiro elogia aprovação de MP com mudanças nos Correios e na ANP

Walter Pinheiro festeja aprovação de reajuste com mudanças no Supersimples

Projeto garante rentabilidade da poupança

Mudanças no PPA e no Orçamento são fundamentais para facilitar execução de projetos, diz Walter Pinheiro

Walter Pinheiro diz que PT mantém apoio a mudanças no rito de tramitação das Medidas Provisórias

Walter Pinheiro diz buscar equilíbrio entre os estados para aprovar mudanças no FPE