Zambiasi quer estender incentivos da Lei Rouanet à música regional



O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) pretende garantir doação e patrocínio para a música regional brasileira, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura - a Lei Rouanet. Para isso, apresentou projeto de lei que aguarda decisão terminativa na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

Na justificação de seu projeto (PLS 604/07), Zambiasi argumenta que, com essa medida, pretende alcançar músicos, compositores, intérpretes e conjuntos musicais não divulgados comumente pelas emissoras comerciais de rádio e de televisão.

"Coco, maxixe, maracatu, música caipira, samba de roda, cantoria, catira, música nativista gaúcha, todas essas são manifestações culturais relevantes para a configuração da identidade cultural que conhecemos pelo nome genérico de música brasileira. Entretanto, essas manifestações não têm recebido o devido apoio nem do poder público nem das emissoras e gravadoras", lembra o senador.

Zambiasi afirma que existe espaço para a divulgação dessas expressões musicais regionais, mas não existem recursos para isso.

As doações e os patrocínios garantidos pela Lei Rouanet (Lei 8.313/91) destinam-se, na área musical, à música erudita e à instrumental. A lei foi criada com o objetivo de apoiar projetos culturais, inicialmente aprovados pelo Ministério da Cultura, apresentados por pessoas físicas ou jurídicas. Aos investidores é possível deduzir do Imposto de Renda o valor repassado.



28/01/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Música regional poderá receber incentivos da Lei Rouanet

Zambiasi quer inclusão da metade sul do Rio Grande do Sul no Fundo de Desenvolvimento Regional

Literatura de cordel pode receber incentivos da Lei Rouanet

Valadares propõe ampliação de incentivos culturais previstos na Lei Rouanet

Novas regras para incentivos fiscais da Lei Rouanet valem a partir desta sexta (10)

Wellington Dias defende incentivos à aviação regional