Acordo beneficiará 5.542 municípios com 'royalties' do pré-sal, diz Walter Pinheiro



Em pronunciamento nesta quarta-feira (14), Walter Pinheiro (PT-BA) afirmou que o governo federal e grande parte dos parlamentares estão trabalhando em busca de um acordo em relação à nova divisão dos royalties da exploração petrolífera brasileira na camada pré-sal.

O senador afirmou que um acordo entre estados e municípios produtores e não produtores vai beneficiar os 5.542 municípios brasileiros que atualmente não recebem royalties de exploração petrolífera.

Walter Pinheiro garantiu que o governo federal está empenhado em chegar a um acordo que viabilize essa distribuição de recursos sem que municípios e estados produtores sejam prejudicados.

De acordo com o senador, a meta é que o acordo seja fechado ainda este mês, para que o veto do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva à divisão dos royalties do pré-sal seja apreciado em 5 de outubro pelo Congresso Nacional.

O parlamentar disse que a presidente Dilma Rousseff e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, já demonstraram desejar um grande acordo em prol da federação brasileira.

- Esse acordo, esse consenso, vai abrir o caminho para um novo pacto federativo - disse Walter Pinheiro, acrescentando que a União terá de abrir mão de recursos para compensar os estados e municípios produtores.



14/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Walter Pinheiro: 'royalties' devem ser investidos no desenvolvimento

Walter Pinheiro pede ajustes no projeto dos 'royalties'

Walter Pinheiro diz que 'royalties' devem possibilitar desenvolvimento do país como um todo

Walter Pinheiro defende início imediato do debate em Plenário de projeto dos 'royalties'

Walter Pinheiro: derrubada dos vetos à Lei dos Royalties faz parte da reestruturação do pacto federativo

Walter Pinheiro pede seriedade na discussão sobre os 'royalties' e comemora resultados do Bolsa Família