Aelton defende política de reindustrialização para o Brasil



O senador Aelton Freitas (PL-MG) pediu, nesta terça-feira (4), maior empenho do governo na ampliação dos investimentos e maior qualidade na aplicação dos recursos. Aelton apontou solução dada pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), para o qual o Brasil deve adotar uma política de reindustrialização. O argumento do Iedi é que investimentos na indústria se refletem em outros setores.

Aelton Freitas ressaltou que a atual política de juros altos e desvalorização do dólar afeta o desempenho do setor industrial que hoje não contribui, como já o fez no passado, com um terço do PIB. O senador citou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) os quais mostram que a indústria ainda é responsável por 22,99% da geração de riquezas do país, mas ressalvou que o setor está aquém de suas potencialidades.

O parlamentar destacou a situação dos setores têxteis e de vestuário, que perderam espaços importantes, e o de calçados, cuja queda nas exportações chegou a 7%.

De acordo com o senador, o excesso de burocracia e a deficiência em infra-estrutura, bem como a política econômica de juros altos, estão entre os principais fatores que dificultam o desenvolvimento econômico sustentado do país.

- É fundamental reduzir as exigências burocráticas para quem compra, produz e vende - sugeriu, lembrando que, enquanto no Brasil são necessários 39 dias para exportar um produto, em países como Suécia, Alemanha e Dinamarca o processo leva, em média, seis dias.

O senador disse ainda que a falta de investimento em infra-estrutura faz com que os custos de logística no Brasil sejam 9% maiores que no restante do mundo. Citou reportagem do jornal Estado de Minas, que aponta queda de investimentos em infra-estrutura, de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB) em 1989, para 0,4%, em 2003.

04/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maciel defende política externa profissional para o Brasil

Aelton Freitas defende trabalho obrigatório para os presos

Aelton defende José Alencar de críticas de Artur Virgílio e alerta para violência no trânsito

Aelton defende utilização do biodiesel

Aelton defende reativação da Sudene e inclusão de municípios mineiros

Aelton defende "luta incansável" contra crimes ecológicos