Agripino: declaração de Lula revela um misto de humildade e despreparo



O líder do PFL no Senado, José Agripino (RN), comentou nesta quinta-feira (23) declaração do presidente da República de que vai se dedicar até o dia 31 de dezembro a "destravar o país". Luiz Inácio Lula da Silva, segundo Agripino, continuou dizendo que "tem algo, e não me pergunte o que é ainda, que eu não sei, e não me pergunte a solução, que eu não a tenho, mas vou encontrar porque o país precisa crescer". Para Agripino, a declaração revela um misto de humildade, por um lado, e desinformação e despreparo, por outro.

O senador disse que, "se o presidente quer destravar o país, terá de mostrar coragem" para tomar medidas como redução dos impostos e das taxas de juros, além do combate à corrupção.

Crescimento econômico

Quanto à promessa do governo de que o Produto Interno Bruto (PIB) do país crescerá 5% neste ano, Agripino afirmou que, se "Lula conseguisse esse milagre, ocorreria um inevitável 'apagão' antes de 2010, e por culpa de seu governo". O líder do PFL argumentou que a falta de energia elétrica, nesse caso, seria conseqüência do marco regulatório para o setor produzido pelo atual governo federal.

- Não há hipótese de o país crescer a 5% ao ano se não mudarmos esse marco regulatório e se não atrairmos novamente os investimentos privados para geração de energia elétrica - declarou o parlamentar.

Agripino também frisou que, se o objetivo é promover o crescimento econômico, o governo deve se mobilizar para aprovar a reforma tributária que tramita na Congresso, além de reduzir a taxa básica de juros, que hoje está em 13,75% ao ano, num ritmo maior do que vem ocorrendo.

23/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Agripino pede "mais equilíbrio e humildade" ao presidente Lula

Alvaro aponta despreparo do governo Lula para receber críticas de adversários

Jefferson lamenta despreparo de Lula e apresenta projeto que regula expulsão de estrangeiro

FHC pede humildade a Lula e critica ‘salto alto’

Saito considera bom sistema misto de controle de vôo e diz que mudanças dependem do presidente Lula

Agripino diz ter sido mal interpretado ao citar declaração de Dilma