Agripino defende rediscussão do Cofins



O líder do PFL no Senado, José Agripino (RN), voltou a cobrar do governo a reabertura da discussão sobre a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins). As novas regras do tributo foram aprovadas no ano passado, sem o apoio da oposição, mas com o compromisso do governo de que o assunto voltaria a ser discutido, alegou o líder pefelista. De acordo com Agripino, a Cofins deixou de ser cumulativa nas cadeias produtivas longas, mas sofreu majoração ao ser aplicada a alguns setores, como o de serviços.

Ele citou notícias de que as mudanças provocaram o aumento no preço de insumos agrícolas. O senador trouxe a Plenário as preocupações da Associação de Criadores do Rio Grande do Norte que alertam para a possibilidade de diminuição das exportações brasileiras de aves.

Em aparte, a senadora Ana Júlia Carepa (PT-AC) defendeu a cobrança da Cofins sobre as importações com o argumento de que existem produtos similares no Brasil. Agripino, no entanto, discordou afirmando que existem alguns insumos químicos inexistentes no país.

O senador lamentou as críticas do governo à postura da oposição. Ele disse que não há nenhuma tentativa de incendiar o país ou desestabilizar o governo.

- Nós temos cumprido o papel de interpretar o sentimento da sociedade de cobrar e fiscalizar o governo - disse.



18/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores querem rediscussão em agosto da cobrança da Cofins/PIS

Agripino quer mudar alíquota da Cofins e defende menor carga tributária para o país

Mercadante defende rediscussão de metas de inflação

Agripino critica MP que muda cobrança do Cofins e do IPI

José Agripino cobra reabertura das discussões sobre Cofins

Sérgio Souza apoia reivindicações de prefeitos e defende rediscussão do pacto federativo