ALCÂNTARA PEDE QUE CÂMARA APROVE FLEXIBILIZAÇÃO DO SIGILO BANCÁRIO



O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) apelou hoje (dia 11) à Câmara dos Deputados para que aprove logo o projeto de sua autoria que flexibiliza o sigilo bancário, para garantir meios de melhor combater a sonegação fiscal e, assim, ampliar os recursos para atender ao Orçamento de 2001.

Ele lembrou que a matéria foi aprovada há dois anos no Senado e tramita em caráter de urgência na Câmara, onde recebeu emendas. O substitutivo do deputado Ney Lopes (PFL-RN) foi criticado por Lúcio Alcântara. " Ele desfigura meu projeto e, caso seja aprovado, acredito que tornará a situação pior do que a atual, no que se refere à evasão e à sonegação fiscais", disse o senador cearense.

Lúcio Alcântara acrescentou que até mesmo o ministro da Fazenda, Pedro Malan, o secretário da Receita Federal, Everardo Maciel, bem como o atual presidente da Comissão Mista de Orçamento, senador Amir Lando (PMDB-RO), têm reclamado a aprovação da proposta, como um instrumento eficaz no combate à sonegação fiscal.

No Senado, o projeto foi modificado pelo falecido senador Vilson Kleinubing (PFL-SC). Lúcio Alcântara esclareceu que, para elaborar a proposta, tomou por base a legislação norte-americana. "Os Estados Unidos são o país que mais se preocupa com as liberdades individuais, e por isso não vale o argumento de que a proposta é policialesca", disse Alcântara.

-No entanto, os Estados Unidos, assim como nós, entendem que, por mais importante que seja o sigilo bancário, ele não pode sobrepor-se aos interesses do conjunto da sociedade" - argumentou -.

Alcântara referiu-se, também, às declarações feitas na véspera pelo presidente Fernando Henrique Cardoso na Holanda, em que ele afirma que o alto nível de sonegação é responsável pela carga tributária que os empresários consideram "excessiva". Lúcio Alcântara também comentou o resultado do primeiro turno das eleições municipais. Para ele, o eleitor optou pelos candidatos que se identificam com o combate às irregularidades no setor público e à falta de ética na política.

11/10/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


ALCÂNTARA COBRA URGÊNCIA PARA FLEXIBILIZAÇÃO DO SIGILO BANCÁRIO

JUCÁ FAZ APELO À CÂMARA PARA QUE APROVE PROJETO SOBRE QUEBRA DE SIGILO BANCÁRIO

ALCÂNTARA PEDE APROVAÇÃO DE PROJETO SOBRE QUEBRA DE SIGILO BANCÁRIO

Flexibilização do sigilo bancário aguarda sanção

DUTRA DEFENDE VOTAÇÃO DE FLEXIBILIZAÇÃO DO SIGILO BANCÁRIO

Lúcio Alcântara defende constitucionalidade da lei sobre quebra do sigilo bancário