Álvaro Dias destaca MP que melhora gestão do futebol
O senador Álvaro Dias (PDT-PR) destacou em Plenário, nesta terça-feira (18), a importância da medida provisória (MP) assinada na última sexta-feira (14) pelo presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, estabelecendo a lei de responsabilidade para o futebol. "É sem dúvida o resultado mais significativo da CPI do Futebol", disse o senador, que presidiu a CPI no Senado Federal. Álvaro Dias ressaltou que projeto encaminhado pela comissão à Câmara dos Deputados poderia tramitar lentamente, daí a importância e necessidade da MP.
A medida, explicou o parlamentar, confere transparência, exige fiscalização rigorosa e estabelece a responsabilização civil e criminal com responsabilidades definidas para os dirigentes desportivos. Também segundo o texto, integrantes dos clubes poderão pedir ao Ministério Público a destituição de dirigentes que não estiverem cumprindo com suas responsabilidades.
Álvaro Dias observou que o futebol é atividade econômica que pode contribuir mais com o país o que, acredita, deverá ocorrer com a nova legislação. O senador informou que o futebol gera em todo o mundo aproximadamente 400 milhões de empregos e movimenta recursos da ordem de US$ 250 bilhões. Na Europa, a atividade esportiva representa cerca de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) dos países do continente.
Álvaro Dias ainda elogiou a atuação do senador licenciado Geraldo Althoff (PFL-SC), relator da CPI do Futebol, que apresentou, dentro das possibilidades, um relatório "perfeito e impecável". O parlamentar também agradeceu o apoio do ministro do Esporte e Turismo, Caio Luiz Cibella de Carvalho, afirmando que seu esforço foi decisivo para a edição da MP que traz melhorias para a gestão do futebol brasileiro.
18/06/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
PARA ÁLVARO DIAS, HÁ INCOMPETÊNCIA NA GESTÃO DO FUTEBOL
Álvaro Dias está confiante na edição de MP sobre gestão do futebol
Para Álvaro Dias, conclusão da CPI do Futebol pode dar novo rumo ao futebol brasileiro
ÁLVARO DIAS DEFENDE CPI DO FUTEBOL
Álvaro Dias: futebol muda depois da CPI
Álvaro Dias faz balanço dos resultados da CPI do Futebol