Álvaro Dias está confiante na edição de MP sobre gestão do futebol



O senador Álvaro Dias (PDT-PR) expressou sua confiança e esperança em que o novo ministro do Esporte e Turismo, Caio Carvalho, convença o presidente Fernando Henrique Cardoso a editar uma medida provisória (MP) reformando o atual modelo de gestão do futebol brasileiro. O texto da MP deverá conter propostas apresentadas pela CPI do Futebol, que teve Álvaro Dias como presidente.

- A CPI apresentou a proposta de uma legislação que inova, transformando a atual estrutura de amadorismo que oferece espaço a falcatruas em uma estrutura profissional, conferindo maior transparência, com possibilidade de fiscalização para que dirigentes sejam responsabilizados por eventuais crimes praticados e possibilitando ao Ministério Público instrumentos para a pronta intervenção quando irregularidades flagrantes forem denunciadas e confirmadas - explicou Álvaro Dias.

Em recentes encontros que teve com Caio Carvalho, o senador tomou conhecimento que o ministro do Esporte e Turismo trabalha com duas alternativas para propor ao presidente da República. Uma seria a edição de uma MP para vigorar imediatamente. A outra seria o encaminhamento de um projeto de lei ao Congresso em regime de urgência urgentíssima, para tramitar em 45 dias.

A proposta da edição de uma medida provisória é a preferida por Álvaro Dias. Ele justificou que, desde a apresentação do relatório final da CPI do Futebol, o país vive a expectativa de que providências sejam tomadas para "acabar com a situação de anarquia em que vive o futebol". O senador pelo Paraná alertou que um projeto de lei enfrentaria dificuldades de tramitação sobretudo na Câmara dos Deputados, "onde todos conhecem que há representantes da cartolagem que procuram colocar obstáculos sempre que está em pauta a moralização do futebol".

Eurico - Álvaro Dias comunicou que, em conversa telefônica que manteve com o procurador-geral da República Geraldo Brindeiro, foi informado de que a Procuradoria continua aguardando resposta da carta rogatória encaminhada à Justiça dos Estados Unidos para quebra do sigilo bancário no exterior do deputado e presidente do Vasco da Gama, Eurico Miranda.

Durante o telefonema, o senador sugeriu que Brindeiro analisasse a possibilidade de realizar a investigação por etapas, já que o deputado Eurico Miranda está sendo acusado de vários crimes, como sonegação fiscal, apropriação indébita, falsidade ideológica e crime eleitoral.



20/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


PARA ÁLVARO DIAS, HÁ INCOMPETÊNCIA NA GESTÃO DO FUTEBOL

Álvaro Dias destaca MP que melhora gestão do futebol

Discurso de Álvaro Dias sobre CPI do Futebol tem apoio de senadores

Para Álvaro Dias, conclusão da CPI do Futebol pode dar novo rumo ao futebol brasileiro

ALCÂNTARA ESTÁ CONFIANTE NA APROVAÇÃO DE SEU PARECER SOBRE A DRU

ÁLVARO DIAS DEFENDE CPI DO FUTEBOL