Álvaro Dias protesta contra cassação de liminar que impedia venda da Copel



A cassação da liminar que impedia o leilão da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), pelo presidente do Tribunal Federal de Recursos, em Porto Alegre, provocou protestos do senador Álvaro Dias (PDT-PR). Ele informou que nos próximos dias muitas outras ações populares serão impetradas, acrescentando que é autor de uma delas. Segundo o senador, cerca de 93% da população do Paraná é contrária à venda da empresa.

Dias lembrou afirmação do presidente do BNDES, Francisco Gros, de que é uma "hora ruim para vender a Copel", e que várias empresas estrangeiras já anunciaram desistência do leilão. Segundo o senador, mesmo assim o governo paranaense continua insistindo na venda da empresa.

- Fica difícil entender a insistência do governo do Paraná em promover o leilão no próximo dia 31. Sem dúvida, essa teimosia custará muito caro ao povo do Paraná. O estado perderá bilhões com esse leilão precipitado. É por isso que mais de 40 entidades representativas da sociedade paranaense se organizaram contra o leilão da Copel e, agora, preparam ações populares que serão impetradas nos próximos dias até o momento do leilão - alertou.

O senador Iris Rezende (PMDB-GO) disse que acompanha há muito tempo a luta de Álvaro Dias contra a privatização da Copel e que também tem vivido problema semelhante em seu estado, onde o governador quer privatizar as Centrais Elétricas de Goiás.

- Todos sabemos das artimanhas na composição de todo esse processo, da escolha das empresas que procedem à avaliação e a coordenam. Estou certo de que nem V. Exª nem nós de Goiás, no futuro, seremos censurados pelas gerações vindouras como omissos a um negócio público injustificável sob quaisquer pretextos - afirmou.

Álvaro Dias ainda apelou ao presidente do Tribunal Federal de Recurso de Porto Alegre para que, "com cuidado, atenção e competência", possa atender ao interesse público, não cassando liminares que, eventualmente, possam ser concedidas pelos juízes federais do Paraná.

22/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Álvaro Dias vai propor ação popular contra a venda da Copel

Para Álvaro Dias, venda da Copel pode ser anulada

Álvaro Dias faz apelo à Justiça para impedir a venda da Copel

Álvaro Dias assume compromisso pela anulação da venda da Copel

Álvaro Dias: Aneel vai examinar denúncias de irregularidades no edital de venda da Copel

Álvaro Dias aplaude iniciativa popular que retira autorização de venda da Copel