AMIN: CRÉDITO EDUCATIVO PRECISA DE CRITÉRIOS TRANSPARENTES



O senador Espiridião Amin (PPB-SC) disse que o Crédito Educativo, para se tornar um efetivo programa do governo federal", precisa ser operado de forma sistemática, com recursos específicos, calendário fixo, critérios transparentes para seleção de candidatos. Ele também defendeu a necessidade de serem realizados estudos visando reduzir os custos de financiamento desse programa.

- O problema maior deriva do fato de o programa, até hoje, não ter conseguido ultrapassar a fase de campanha, de modo que, a cada ano ou semestre, paira sempre a dúvida quanto à sua continuidade, ao montante de recursos disponíveis e ao calendário. É uma situação inaceitável, que deixa milhares de alunos numa angustiosa incerteza e instituições de ensino superior conveniadas na iminência de ver seu orçamento comprometido pelo repasse intempestivo dos recursos - disse.

Amin acentuou que "o crédito educativo é fundamental e indispensável, pois, como o governo federal não possui recursos para ampliar a rede de escolas superiores, resta à iniciativa privada ocupar esse espaço". Na sua opinião, embora seja bastante expressiva a quantidade de estudantes atendidos até o momento pelo Crédito Educativo - algo em torno de 900 mil -,esse número é "acanhado em comparação com a demanda".



08/08/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


AMIN ELOGIA BOLSA-ESCOLA E DEFENDE MAIS RECURSOS PARA CRÉDITO EDUCATIVO

COMISSÃO APRECIA CRITÉRIOS PARA CRÉDITO EDUCATIVO

COMISSÃO VOTA CRITÉRIOS PARA CRÉDITO EDUCATIVO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

RONALDO DEFENDE CRÉDITO EDUCATIVO

CE examina projeto que altera o Crédito Educativo

TEBET CRITICA REGRAS DO CRÉDITO EDUCATIVO