Amir Lando quer atenção para cacaueiros inadimplentes de RO



O senador Amir Lando (PMDB-RO) pediu, nesta segunda-feira (24) em Plenário,a atenção do governo federal para cerca de 300 famílias de cacaueiros da região central do seu estado. Segundo ele, todos estes agricultores estão sob o risco de perder suas propriedades em virtude de inadimplência com o Banco da Amazônia (Basa), que financiou programas de fomento ao cacau por meio de recursos do Fundo Constitucional do Norte (FNO).

Amir Lando explicou que os agricultores não conseguem pagar as dívidas com o banco porque tiveram prejuízos por falta de assistência técnica oficial, previstano contratode financiamento, pelos ataques da praga vassoura-de-bruxa e pela queda do dólar frente ao real, o que acabou trazendo conseqüências negativas na exportação do cacau, em função da queda vertiginosa do preço do produto no mercado externo.

O senador disse ainda, em seu pronunciamento, que enviou requerimentos de informações à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, pedindo a revisão da demarcação da Reserva Biológica do Jarú, ampliada em 60 mil hectares por medida do presidente da República. Segundo ele, parte daquela área é vital para a industria da madeira local e pode ser explorada de maneira sustentável, sem causar impacto ambiental.



24/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Amir Lando quer descontigenciamento de recursos para municípios

Amir Lando quer investimentos para produção leiteira de Rondônia

Amir Lando quer mudar legislação para uso da terra em Rondônia

Amir Lando quer CFC mais ativa

AMIR LANDO QUER TRANSPARÊNCIA NA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO

AMIR LANDO DIZ QUE A SOCIEDADE QUER ACABAR COM A IMPUNIDADE