Governo anuncia veto a 12 artigos do projeto do Código Florestal
O governo vetou parte do projeto do novo Código Florestal aprovado na Câmara dos Deputados em abril. Em entrevista coletiva iniciada há pouco, o ministro-chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), Luís Inácio Adams, informou que a presidente da República, Dilma Rousseff, decidiu vetar 12 artigos e fazer 32 modificações, das quais 14 recuperam o texto anteriormente aprovado pelo Senado (PLC 30/2011). As alteraçoes serão encaminhadas pelo governo ao Congresso nesta segunda-feira (28), por meio de uma medida provisória.
Segundo a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o objetivo é recuperar as regras de proteção e restauração das florestas, conforme constava do texto do Senado. Entre os itens vetados está o artigo 61, que trata das atividades agrícolas em Áreas de Preservação Permanente (APPs) em margens de rios, entre outros itens. Novas regras, que substituirão as partes vetadas, serão apresentadas em medida provisória a ser publicada na próxima segunda-feira (28).
Os vetos da presidente Dilma Rousseff já eram esperados. O texto final aprovado na Câmara (PL 1.876/1999 na Câmara) acabou modificando pontos considerados chave pelo Planalto.
Mais informações a seguir.
25/05/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ângela Portela pede veto de artigos do novo Código Florestal
Veto ao projeto que altera Código Florestal será votado amanhã
Waldemir Moka se diz contra veto total a projeto do novo Código Florestal
Deputado anuncia que governo vai alterar o Código Florestal
Artigos do Código Florestal sobre recomposição de APPs estão inadequados, diz ministro
Jorge Viana anuncia envio do projeto do Código Florestal à Câmara